“Economia tem que abrir as pernas”, diz Mourão sobre concurso no Ibama

1

O vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou nesta terça-feira (04) que a “economia tem que abrir as pernas” para que conseguisse assegurar a contratação de mais de 1659 funcionários pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

É o pessoal do Prevfogo, é a turma que vai combater incêndio, tem brigadista, tem vários cargos, tem de gerente, supervisor… A grande maioria é a turma que vai pro campo mesmo, ali para o combate”, explicou Mourão. O vice adiantou que tudo é uma questão de conversação entre todas as escalas políticas. 

Ele disse que, com a alta quantidade de desempregados, espera que os editais possam auxiliar para que mais pessoas consigam se inscrever e sair do desemprego. Acrescentou que devem aparecer muitas pessoas quando as vagas realmente se abrirem. 

Promessa do governo Bolsonaro e Mourão

A decisão dos Ministérios foi positiva e deve auxiliar muitas famílias. Uma das promessas de Bolsonaro na cúpula do clima era que iria começar a tomar maiores cuidados com o meio ambiente e, dessa forma, poderia acabar com o desmatamento até o ano de 2030. Até o ano de 2050, as emissões de carbono devem se tornar neutras. 

Em suma, o prazo de cada contrato deve durar na faixa de 6 meses e pode ser adiantado na faixa de 2 anos, no máximo. Tudo irá depender da necessidade do colaborador. 

A quantidade de brigadistas deve ser de 926 vagas. Mourão vem defendendo a necessidade de preencher vagas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do Ibama. De acordo com vice, a abertura de novos contratos deve ser positiva para a economia. 

“Nós temos tecnologias que foram desenvolvidas pela Polícia Federal, mas não adianta eu observar um desmatamento em região “x” e não ter a equipe necessária para atuar no combate. Tem que abrir um grande concurso público, não tem jeito. O Ibama e ICMBio atuam com apenas 50% da capacidade. O candidato, inclusive, já deve ficar ciente onde ele vai trabalhar”, afirmou.

 Leia mais: Taxa de Juros Selic: quais as consequências da reunião da COPOM nesta semana?

Leia Também:

1 comentário
  1. […] “Economia tem que abrir as pernas”, diz Mourão sobre concurso no Ibama […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.