Dólar tem queda firme em dia de decisão do Copom

Cenário doméstico influencia cotação da moeda americana nesta quarta (5)

0

O dólar americano encerrou o pregão desta quarta-feira (5) mais barato. A saber, a moeda americana caiu 1,22% no dia e está cotada a R$ 5,3647. Com isso, a divisa acumula perda de 1,22% em maio, mas ainda tem valorização de 3,42% no ano.

Em resumo, o dia ficou marcado pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O comitê anunciou nesta quarta que acredita que a taxa básica de juros no Brasil, a Selic, irá crescer novamente. Dessa vez, a alta deve chegar a 0,75%, após outra variação que ela já teve no ano.

Vale destacar que, em março, a Selic sofreu a primeira elevação em quase seis anos. À época, os analistas do mercado financeiro projetaram a taxa para 2,75%. Agora, estimam que a Selic encerre 2021 a 5,50%, quase o dobro do nível atual.

Cenário doméstico continua influenciando no dólar

Além disso, os investidores passaram mais um dia acompanhando os desdobramentos da CPI da Covid. Em suma, a Comissão Parlamentar de Inquérito vem apurando as ações do governo federal no combate à pandemia no país.

A CPI está ouvindo os antigos ministros da Saúde do governo Bolsonaro. Henrique Mandetta e Nelson Teich já foram ouvidos e afirmaram que deixaram seus cargos devido à insistência do presidente Jair Bolsonaro em querer receitar cloroquina como tratamento precoce.

Aliás, Bolsonaro voltou a criticar quem se opõe ao uso desse e de outros medicamentos, mas não apresenta alternativas. Além disso, sugeriu que a China criou o vírus da Covid-19, e isso pode afetar a relação diplomática com o país asiático, que vem enviando insumos de vacinas para o Brasil.

Nesta quarta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou os dados da produção industrial do país em março. De acordo com o levantamento, o setor caiu 2,4% no mês e emendou a segunda queda seguida, mas ainda acumula ganhos de 4,4% em 2021.

 

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.