O investimento com foco em dividendos ganhou fama com grandes investidores do Value Investing, como Warren Buffet,Benjamin Graham e o brasileiro Luiz Barsi. Mas afinal, o que consiste os dividendos e como ganhar com isso?
Basicamente, dividendos é como uma fração dos lucros de uma empresa, divididos entre os seus acionistas. Nesse sentido, para uma companhia pagar dividendos aos seus acionistas ela tem que cumprir um requisito extremamente básico: gerar lucro.
Companhias que não apresentam uma saúde financeira boa e ,consequentemente, não geram lucros, são impossibilitadas de pagar dividendos. Em outras palavras, o investidor com foco em dividendos, consegue ganhar uma pequena parte dos lucros da companhia que ele investe.
Normalmente, aqui no Brasil as empresas costumam distribuir pelo menos 25% de seus lucros através dos dividendos. No entanto, existem algumas companhias atreladas a setores, como elétrico e bancário , que costumam pagar muito mais que isso.
Dividendos e a implicação no preço da ação
Quando um dividendo é pago , várias coisas podem acontecer. A primeira delas são as alterações no preço da ação e vários itens vinculados a ele. Na data ex-dividendo , o preço da ação é ajustado para baixo pelo valor do dividendo pela bolsa em que a ação é negociada. Para a maioria dos dividendos, isso geralmente não é observado em meio aos movimentos de alta e baixa de um dia normal de negociação.
O motivo do tal reajuste é que o valor pago em dividendos não pertence mais à empresa, e isso se reflete na redução do valor de mercado da empresa . Por outro lado, pertence aos acionistas individuais. Para aqueles que compram ações após a data ex-dividendo , eles não têm mais direito ao dividendo, então a bolsa ajusta o preço para baixo para refletir esse fato.
Os preços históricos armazenados em alguns sites públicos também ajustam os preços anteriores das ações para baixo pelo valor do dividendo. Outro preço que geralmente é ajustado para baixo é o preço de compra para ordens limitadas .
Importante entender a companhia
Comentamos que o pilar básico para uma companhia distribuir dividendos é ela gerar lucro, correto? Porém o contrário não é obrigatório. Ou seja, uma companhia pode gerar lucros mas mesmo assim não efetuar o pagamento de dividendos.
Outro ponto muito importante a ser observado é que o gerar lucro não é o único ponto de avaliar se a companhia é uma boa para alocar seu investimento. Para isso, o investidor deve ir além, analisar alguns outros indicadores como o de liquidez e passar também pela alavancagem da companhia para decidir se realmente vale a pena o investimento em tal ação.
Conclusão
Finalmente, como tudo o mais relacionado à manutenção de registros de investimentos, cabe aos investidores individuais rastrear e relatar as coisas corretamente. Se você tiver compras em momentos diferentes com valores de base diferentes, o retorno de capital, dividendos em ações e ajustes de base de desdobramento de ações devem ser calculados para cada um.
O IRS permite que a empresa reporte dividendos como qualificados, mesmo que não sejam, se a determinação dos que são qualificados e dos que não são for impraticável para a empresa declarante.