Dinheiro liberado da RESTITUIÇÃO IR 2022! Veja como é feito o pagamento

Ao todo, são 5 lotes de restituição imposto de renda

0

Novidade sobre o imposto de renda! Nesta sexta-feira (29), temos o crédito de um novo lote de restituição IR 2022.

A saber, o pagamento ocorre nesta data, diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso a conta informada tenha sido desativada, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Dinheiro liberado da RESTITUIÇÃO IR 2022! Veja como é feito o pagamento
Foto: Reprodução

Restituição IR 2022 segue o calendário

O contribuinte que tem direito à restituição deve ficar atento ao calendário, e é importante saber que a Receita não avisa previamente quando realizará o pagamento da sua restituição.

Dessa forma, alguns dias antes do pagamento de cada lote, você pode consultar o site da Receita e verificar se a sua restituição será paga naquela remessa.

Acompanhe as datas:

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

29 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Prioridade

Vale mencionar que existe uma fila de entrega, isto é, aquele contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro.

Aqui cabe explicar que apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm a preferência no pagamento, os demais seguem pela cronologia da entrega da declaração.

Como é feito o pagamento da restituição IR 2022?

O crédito da restituição do imposto de renda é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Entretanto, se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, se a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal Banco do Brasil, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer a requisição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Veja também: AUXÍLIO CAMINHONEIRO: Saiba tudo sobre o CADASTRO para os R$ 2.000 de AGOSTO

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.