Dificuldades para usar o aplicativo CAIXA TEM? Veja como realizar as operações básicas

Conheça o funcionamento do aplicativo Caixa Tem

0

A Caixa Econômica Federal segue atualmente com o calendário do ciclo 4 do auxílio emergencial 2021, realizando a etapa de créditos para os beneficiários, entretanto, mesmo já sendo a quarta parcela, ainda existem trabalhadores com dificuldades para usar o aplicativo Caixa Tem. Sendo assim, aqui você encontra informações para saber como realizar as operações básicas no aplicativo.

Dificuldades para usar o aplicativo CAIXA TEM?
Dificuldades para usar o aplicativo CAIXA TEM? Veja como realizar as operações básicas

O que é o Caixa Tem?

Em primeiro lugar é importante posicionar sobre o que é o aplicativo da Caixa Econômica Federal. O Caixa Tem foi criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviços e transações bancárias de sua conta Poupança Digital Social. É compatível com praticamente todas as redes e aparelhos celulares e conta com tecnologia acessível para o público de Pessoas com Deficiência (PcD).

Com ele é possível consultar saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo. Também é possível realizar compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

Além disso, com a Poupança Social Digital, disponível no Caixa Tem, você pode fazer pagamentos de boletos de cobrança com um valor de até R$1.200,00 e demais pagamentos e transferências até R$ 600 por transação.

Como acessar o aplicativo Caixa Tem?

A saber, no momento o acesso ao aplicativo é exclusivo para os beneficiários do Auxílio Emergencial, Saque Emergencial do FGTS, Auxílio BEm, Bolsa Família e Abono Salarial do PIS.

Para ter acesso ao aplicativo, é preciso baixar o mesmo. Para tanto, vá até a loja de aplicativos do seu celular ou tablet, Google Play Store ou a Apple Store, procure o aplicativo Caixa Tem e faça o download.

O acesso será realizado com o seu CPF e uma senha numérica que será cadastrada na primeira vez que utilizar o aplicativo. Neste primeiro momento, receberá um código por meio de uma mensagem SMS para confirmar a sua identificação no aplicativo. Informe o número do seu telefone e quando for recebido o SMS, digite este código no aplicativo. Pronto, agora é só acessar o serviço que deseja.

Como realizar transferências no aplicativo Caixa Tem?

Acesse o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”. Pode optar por realizar a transferência selecionando “Digitar Agência/Conta”, “Ler QR Code” ou “Transferir para favorito”. Em seguida, selecione se vai transferir para uma conta da Caixa ou de outro banco.

Caso a transferência seja para uma conta da Caixa, digite primeiro o número da agência, depois o número da conta e por fim o dígito. Escolha o tipo de conta, confira o valor e todos os dados e então entre com a sua senha. O aplicativo permite o recurso de compartilhar o comprovante dessa operação.

Posso fazer saque sem cartão com o aplicativo Caixa Tem?

É necessário estar conectado à internet, e já estar em frente ao caixa eletrônico para realizar este passo a passo. Entre no aplicativo e selecione a opção “Saque sem cartão”, em seguida clique em “Gerar código para saque”. Clique no ícone laranja “Gerar código de saque” e digite a sua senha do aplicativo Caixa Tem. Será apresentado em sua tela o código do saque que tem a validade de uma hora.

Com esse código e o seu CPF, poderá realizar o saque em dinheiro. Para tanto, no caixa eletrônico, selecione a opção “Saque Auxílio Emergencial/BEm”, digite o seu CPF e em seguida digite o código gerado no aplicativo Caixa Tem. Por fim, escolha o valor do seu saque e finalize a operação.

Saiba que é possível ainda realizar saques nas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Como realizar pagamentos no aplicativo Caixa Tem?

É possível realizar pagamentos de conta de água, luz, ou qualquer boleto com código de barras. Abra o seu aplicativo e selecione a opção “Realizar pagamentos”. Escolha em seguida a opção “Ler código com a câmera” ou “Digitar código de barras”. Na primeira opção você posiciona a câmera do seu celular sob o código de barras para que o código seja lido automaticamente, ou pode digitar os dados do código de barras.

Será apresentada uma tela para que você confira os dados da conta que está sendo paga, e se algum dado estiver errado, selecione “Não, voltar ao início”. Caso esteja tudo certo, clique na opção “Sim, realizar pagamento”. Digite a sua senha do aplicativo e será apresentado o comprovante da operação, que pode ser compartilhado ou apenas salvo nas suas fotos do celular.

Leia também: Polícia Federal atua no combate a fraudes no auxílio emergencial; acompanhe a operação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.