Realizar investimentos, no começo é um grande desafio, pois diante de tantas opções existentes no mercado, as dúvidas e incertezas tomam conta de qualquer pessoa. Por isso que hoje, nós, do Brasil 123, vamos dar dicas para investir com inteligência, e assim evitar cair em armadilhas com o seu dinheiro.
Dessa forma, como normalmente as dúvidas e incertezas são praticamente as mesmas nas pessoas que estão começando investir. Os principais erros também são semelhantes. Assim, vamos dar dicas de como investir com inteligência e evitar que você cometa equívocos.
Considerar que é preciso muito dinheiro para começar a investir
Não é preciso ter nenhum dinheiro guardado para investir. O que mais conta nessa hora é o tempo do que o valor.
Todavia, se você tem uma quantidade relevante de dinheiro para investir, é prudente fazer uma reserva de emergência, para os imprevistos imediatos, e investir o restante. Você pode investir a reserva de emergência em um fundo de liquidez diária. Assim, se precisar, pode retirar em qualquer momento.
Não identificar corretamente o seu perfil de investidor
O perfil do investidor auxilia muito na construção de sua carteira de investimentos. Você precisa investir por si próprio, e não por influência dos amigos ou das redes sociais.
Você precisa saber o quanto está predisposto a aceitar investimentos de alto risco, por exemplo. Assim, o seu perfil de investidor dirá para quem realiza seus investimentos qual o investimento certo para você.
Se iludir com promessas de ganhos extraordinários
Desconfie sempre que tiver promessa de ganhos fáceis. Pois não existe milagres no mercado investidor.
Não ser disciplinado
Deixar para investir somente o que sobra no final do mês, é ledo engano. Pois você deixa de investir durante muito tempo. Você pode se disciplinar para contar com um valor fixo mensal para realizar investimentos. Sendo assim, ganhar durante todo o mês.
Veja, a cada mês que passa, se você recebe seu vencimento dia 05, você deixa de investir 25 ou 26 dias.
Ficar dependendo de dicas e opiniões de supostos gurus
Muitas pessoas se autointitulam especialistas no mercado de ações. Então para ter mais clientes, acabam indicando algumas formas de investimento como sendo seguras e prometendo ganhos extraordinários.
Você precisa se decidir tomando por base o momento atual, e jamais no momento passado.
Pautar suas decisões nas emoções e na ansiedade
Nem sempre o investimento em ações é perfeito quando se compra ações em alta e vendem na baixa, pautado pela ansiedade, ou pelo medo de perder dinheiro.
Deixar de considerar a carga tributária dos investimentos
Além de considerar o lucro potencial gerado pelas ações, você precisa considerar qual é o impacto dos impostos na rentabilidade. Assim, é preciso avaliar a relação rentabilidade e alíquota de impostos a serem pagos.
Deixar de diversificar os investimentos
A dica de ouro dos investimentos, é diversificar a carteira de investimentos, de forma a equilibrar o aumento da rentabilidade.
Então, agora que você já sabe como investir com inteligência, siga nossas dicas e faça os melhores investimentos possíveis.