Dicas para compor músicas sendo iniciante

Veja essas dicas para compor música se você está começando a fazer isso agora

0

Compor músicas parece algo muito difícil até para quem possui certa habilidade com música, seja tocando algum instrumento ou cantando. Parece se um dom que ou se tem ou não. Entretanto, é uma habilidade que pode ser desenvolvida como qualquer outra.

A Composição Musical é o grande auge para quem está envolvido com a música de alguma forma. Entretanto, cada músico interage com essa arte de uma forma diferente. Dessa forma, cada um irá compor músicas de um jeito.

Veja como cantar pode fazer bem à saúde mental!

Continue lendo esse artigo para saber dicas de como compor músicas mesmo sendo iniciante.

Registre as ideias

Uma boa dica para compor músicas é ter sempre em mãos uma maneira de registrar suas ideias. Uma composição musical completa ou uma ideia, que pode vir a se tornar uma composição, pode vir no ônibus de volta do trabalho ou em um passeio ao ar livre. O jeito mais simples é usar o gravador do celular. Em casos de composição instrumental, grave ao menos a melodia pensada com solfejo ou algo do tipo. Aquela pequena vergonha na rua que você vai passar pode ser seu grande trabalho!

Inspire-se em compositores e artistas que você gosta. Isso é importante demais no trabalho artístico. Procure ver entrevistas de como um artista compôs tal música e veja se funciona para você também. Entretanto, tome cuidado com plágios.

Controle as expectativas

Não julgue suas ideias e materiais com o crivo muito alto. Suas habilidades em compor músicas vão se tornando melhores à medida que você se torna mais experiente. Dessa forma, não seja você mesmo seu algoz e tenha paciência de melhorar aos poucos. Aceite suas limitações e trabalhe suas expectativas. Ninguém vira um Chico Buarque de repente.

Não descarte nenhuma ideia. Tenha em mente que a composição musical pode ser uma junção de várias ideias. Uma ideia pode não parecer boa no começo. Entretanto, ela pode ser o complemento perfeito para uma ideia que você nem teve ainda.

Produtividade: livros que você precisa ler se quiser aumentar a sua

Se organize

Organize sua composição em tópicos. É importante que você divida o trabalho para que ele flua com mais facilidade. A inexperiência em compor músicas dificulta que sejam geradas músicas completas de uma vez. Entretanto, isso não quer dizer que você não consiga fazer isso, só que é um processo mais complexo. Divida a composição por exemplo, em letra, melodia, arranjo vocal e solos. Essa prática vai melhorar bastante seu desenvolvimento nessa jornada.

Todavia, você precisa ser flexível. A organização e a criação de objetivos realmente ajudam muito. Entretanto, a própria melodia da música pode te levar para outros caminhos e você deve estar pronto para tal. Ser flexível é dar liberdade para a sua mente trabalhar algo tão subjetivo quanto a música.

Crie um prazo para finalizar a composição

Uma última dica para compor músicas é tentar criar um prazo para terminar as composições que você começou. É muito comum iniciar projetos, desanimar por falta de tempo ou por não gostar do resultado, e não conseguir terminar.

Dessa forma, estabelecer um prazo e se esforçar para cumprir pode ser útil. Se, ao final do prazo, a composição musical não estiver de acordo com o que você gostaria, não desista. Afinal você está aprendendo e essa composição que deu errado pode ser a que vai dar certo no futuro.

Essas foram algumas dicas interessantes para que você, que quer ser um compositor, possa dar o ponta pé inicial nessa vivência.

Métodos de organização: veja algumas formas de organizar qualquer cômodo

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.