Depressão na adolescência: como ajudar?

A depressão na adolescência acontece por diversos fatores, saiba quais são e como ajudar

0

Muitas pessoas pensam que a depressão e distúrbios de ansiedade apenas acometem os adultos, mas isso não é verdade. Na adolescência, assim como em todas as idades, é possível sofrer com transtornos mentais. Por isso a depressão na adolescência não é incomum, especialmente porque essa é uma fase muito complicada na vida de grande parte das pessoas.

Estudo aponta depressão, ansiedade e estresse pós-traumático em pacientes que tiveram Covid-19

Se você tem algum adolescente em casa e suspeita que ele está desenvolvendo um quadro depressivo, acompanhe este artigo com informações úteis sobre a depressão na adolescência e saiba como ajudá-lo. O que aumenta as chances de desenvolver a depressão na adolescência e como identificá-la, você encontra abaixo.

O que causa a depressão na adolescência

Um conjunto de fatores pode ocasionar a depressão nas pessoas e eles vão desde os fatores ambientais, passando pela genética, até chegar no psicológico. Entretanto, é possível identificar algumas coisas que aumentam as chances de desenvolver depressão na adolescência. Veja quais são elas:

Alterações hormonais gerando mudanças físicas

Primeiramente, um dos fatores que ajuda a desencadear a depressão são as alterações hormonais típicas da adolescência. Isso porque elas geram muitas mudanças corporais que tornam o corpo do adolescente diferente e, para muitos, estranho para ele mesmo. E isso gera inseguranças com relação ao próprio corpo e vontade de se esconder das outras pessoas.

Tentar seguir o padrão dos colegas

Na adolescência, é comum que as pessoas tentem se encaixar nos padrões sociais, porque querem ser aceitas por quem está a sua volta. Contudo, como isso não é possível sempre, elas começam a se achar menos que as outras pessoas. E isso acontece por não terem o corpo padrão, o smartphone de última geração, a roupa mais cara… Por isso, a sensação de deslocamento por ser maior e aumentar as chances de desenvolver depressão na adolescência.

5 sintomas da ansiedade que você precisa conhecer

A crueldade presente nos comentários sobre o corpo do outro

Para completar, essa é a fase na qual as pessoas mais são cruéis, porque elas não medem as palavras para falar do corpo dos outros, da maneira como se vestem. Só que isso acaba magoando aquelas pessoas que estão escutando porque elas sentem o julgamento.

Medo do julgamento alheio

E então, o medo do julgamento alheio começa a se fortalecer, gerando mais insegurança nas pessoas já inseguras. Ou seja, isso aumenta as chances de desenvolver depressão na adolescência, ou distúrbios da ansiedade.

Como identificá-la

É possível identificar a depressão na adolescência pelos sintomas que ela causa. Isso porque um adolescente com depressão tem baixa autoestima porque não gosta de si mesmo. Além disso, ele tem medo de tudo: de encarar as pessoas, da vida, do futuro.  E adolescentes com depressão podem manifestar falta de disciplina, rebeldia e agressividade para com os pais e pessoas próximas. Por isso, o seu filho rebelde pode estar precisando da sua ajuda.

Como ajudar um adolescente depressivo

Para ajudar uma pessoa que sofre com depressão na adolescência, mostre que confie nela, que gosta dela como ela é e que apoia os seus sonhos.  Além disso, esteja ao lado dela quando ela precisar desabafar, sempre mostrando como ela é capaz. Em último caso, marque uma consulta com um psicólogo para que o profissional ajude a resolver a situação.

Depressão: conheça a doença e seus principais tratamentos

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.