Lula supera potencial de votos de Bolsonaro, diz pesquisa

2

De acordo com a pesquisa publicada pelo Último Segundo, a rejeição de Luiz Inácio (Lula) é de 44% enquanto a de Bolsonaro, atual presidente da República, é de 58%. O ex-presidente é o único que demonstra possuir a real capacidade de ultrapassar o atual: enquanto isso, os outros concorrentes possuem possibilidades mais baixas. 

Cada vez menos rejeitado pela população, o atual petista fica impedido apenas pela Lei da Ficha Limpa. Acredita-se que Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, deva concorrer em seu lugar nas eleições de 2022. Segundo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), novo instituto de pesquisa de Márcia Cavallari, ex-Ibope, 50% de todos os entrevistados afirmaram que poderiam votar no Lula se ele concorresse, valor muito acima de Bolsonaro que concorre apenas com  58%. 

Leia mais: PEC Emergencial sofre com alterações no Senado, confira

Vale ressaltar que os advogados de Lula estão em uma tentativa de provar sua inocência sobre os sítios que possui em seu nome. Publicamente, o mesmo afirmou que não pretende concorrer a uma nova eleição. Vale ressaltar que a pesquisa foi feita “em potencial” que é quando se analisa a rejeição e aprovação dos candidatos, ela é realizada de forma diferente quando comparada com as de segundo turno. 

O IPEC fornece dois candidatos para o entrevistado e ele deve dizer se com certeza votaria nele, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para responder. Somente após isso que se realizam somas  que chegam ao resultado final. 

Bolsonaro e a baixa reputação

Após o fim do auxílio emergencial, a reputação de Jair Bolsonaro caiu de forma expressiva, mais de 58% daqueles que viviam em zonas periféricas eram contra o governo. Somente no primeiro bimestre de 2021, surgiram 22 milhões de pobres, um aumento de 30% nos índices de pobreza. Acredita-se que a situação possa se tornar mais estável após a segunda leva em março de 2021. 

Atualmente, o presidente encontra mais apoio entre evangélicos (53% de potencial de votos) e na região Sul (46%).

Leia mais: PEC Emergencial pode cortar o salário dos servidores em 25%?

 

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Leia mais: Lula supera potencial de votos de Bolsonaro, diz pesquisa […]

  2. […] Leia também: Lula supera potencial de votos de Bolsonaro, diz pesquisa […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.