Controle emocional: ele é necessário em todos os momentos

Muitas coisas podem atingir uma pessoa e desestabilizá-la. Por isso, é preciso ter controle de suas emoções.

0

Muitas situações na vida nos fazem sentir além da conta e isso pode fazer com que percamos o controle de nossas emoções. Mas é possível passar por momentos difíceis e manter o controle emocional. Na verdade, mais que isso, é necessário. Entenda, portanto, como praticar a sua inteligência emocional e manter-se bem, mesmo em situações ruins.

Primeiro, é necessário entender o que é o descontrole emocional e porque ele acontece, para depois aprender a lidar com ele. E é isso que você verá, no artigo abaixo, bem como maneiras de controlar suas emoções.

Maturidade emocional: o que você aprende ao adquiri-la

Descontrole emocional: entenda o que é

O descontrole emocional acontece quando se sente algo e não se consegue lidar bem com seus sentimentos. Ele pode caracterizar-se por uma crise, na qual não se consegue dominar suas atitudes e faz-se as coisas por impulso. Entretanto, ele também pode surgir a longo prazo, após um longo período “engolindo” aquilo que deveria ter sido vivido e expressado. Neste último caso, ele vem acompanhado de sintomas tanto psicológicos, como físicos.

Sintomas psicológicos:

  • Insônia
  • Grande sofrimento
  • Irritabilidade

Sintomas físicos:

  • Dores musculares
  • Enxaqueca
  • Taquicardia

Quando acontece o descontrole emocional

O descontrole acontece quando uma pessoa vivencia por muito tempo uma situação desagradável. Ou quando ela vivencia várias coisas ruins em um curto período. Ainda, quando acontece algo inesperado que abala muito, por exemplo a morte de uma pessoa querida, ou um término de namoro.

De qualquer forma, os sintomas são os mesmos, gerando a incapacidade de uma pessoa de lidar com suas emoções e, muitas vezes, de compreendê-la. Para lidar com ele, é fundamental aprender o controle emocional, uma vez que situações ruins acontecem sempre, na vida de todo mundo e isso faz parte.

Autoconhecimento: porque você deve desenvolvê-lo e como fazer isso

Como aprender o controle emocional

Para aprender a controlar suas emoções é preciso, primeiramente, conhecer a origem delas. Portanto, busque entender porque você sente o que sente e quando isso começou. É preciso saber os gatilhos emocionais que geram em você os sentimentos ruins que te fazem perder o controle. E isso apenas é possível com o autoconhecimento.

Dessa forma, dê mais atenção a você e compreenda os seus momentos. Se não conseguir fazer isso sozinho, procure por ajuda psicológica.  A terapia é sempre a melhor solução para lidar com problemas e emoções. Através dela, é possível descobrir sua força interior e sua capacidade de superação.

Outra forma de praticar o controle emocional é deixar de entender tudo que acontece como se isso fosse pessoal. Mesmo que uma pessoa se dirija a você de uma maneira que você não gostou, não significa que a irritação ou grosseria dela tenham a ver com você. Todo mundo passa por situações difíceis e pode ser apenas um dia ruim para essa pessoa.

Por fim, comece a se expressar, mesmo que você tenha que fazer um esforço para isso. O descontrole emocional, em geral, acontece pela dificuldade em lidar com algo e pela falta de expressar os sentimentos. Portanto, desabafe e fale sempre o que você achar necessário.

Força mental: ela é necessária, saiba como adquiri-la

 

 

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.