Conheça o 5º presidente da Petrobras no governo Bolsonaro

Caio Paes de Andrade assume no lugar de José Mauro Coelho, que pediu demissão no último dia 20, após 68 dias no comando da Petrobras

0

A presidência da Petrobras vem apresentando a maior rotatividade dos últimos anos. A saber, desde o início do governo Bolsonaro, quatro presidentes já ocuparam o cargo. E, agora, Caio Paes de Andrade, assumirá o comando da estatal, elevando para cinco o número de presidentes da empresa desde janeiro de 2019.

A última vez que houve uma rotatividade tão intensa em um único governo foi entre 1990 e 1992. À época, o presidente da República era Fernando Collor de Melo e, de outubro de 1990 a novembro de 1992, a Petrobras também teve cinco presidentes diferentes.

Dessa vez, o que vem motivando a troca constante do comando da estatal são os altos preços dos combustíveis. Em resumo, o presidente Jair Bolsonaro vem tentando segurar os preços do diesel e da gasolina, que pesam fortemente no bolso dos brasileiros. E esse objetivo está cada vez mais intenso em 2022, visto que ele é pré-candidato à reeleição.

Leia também: Petrobras pede mais tempo ao STF para explicar reajuste dos combustíveis

Conselho de Administração da Petrobras aprova novo presidente

Nesta segunda-feira (27), o Conselho de Administração da Petrobras elegeu Caio Mário Paes de Andrade como o novo presidente da empresa, com sete votos a favor e três contrários. A saber, a estatal estava com um presidente interino (Fernando Borges) desde o último dia 20, quando José Mauro Coelho pediu demissão do comando da empresa, após pressão do governo.

“A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, por maioria, nomeou o Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Conselheiro de Administração da Petrobras até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e o elegeu para o cargo de Presidente da companhia, este último com prazo de mandato até 13/04/2023“, disse em comunicado.

Com isso, Paes de Andrade vai assumir o comando da empresa assim que assinar o temo de posse. Contudo, a Petrobras ainda não informou a data que isso acontecerá.

Saiba quem é Caio Paes de Andrade

Formado em comunicação social pela Universidade Paulista, Caio Paes de Andrade era auxiliar do ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia, onde ocupava o cargo de secretário de Desburocratização. Ele é pós-graduado em administração e gestão pela Universidade de Harvard e mestre em administração de empresas pela Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Segundo o Ministério da Economia, Paes de Andrade também foi diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ele ainda é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer. Em resumo, essa organização tem o foco na transformação social de crianças e adolescentes do semiárido baiano através do esporte.

Por fim, vale destacar que ele passou da iniciativa privada para a área pública em 2019, quando Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil.

Veja ainda: Caixa Tem: veja como conseguir empréstimos de até R$ 3 mil

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.