Conheça as dores que podem ser desencadeadas pelo frio e aprenda a se prevenir

O frio realmente aumenta as dores físicas, saiba porque isso acontece e veja como evitá-las

0

As épocas mais frias do ano chegaram: o outono e o inverno. Nessas épocas, é comum o aumento de muitas doenças físicas e também das dores decorrentes delas. Mas, você sabe por que isso acontece? Saiba  resposta neste artigo. Além disso, veja as dores que podem ser desencadeadas pelo frio e aprenda a se prevenir contra elas!

Benefícios da natação no inverno: veja porque você deve continuar a nadar

Porque o frio aumenta algumas dores?

Muitas pessoas reclamam, no frio, do aumento de dores musculares e articulares. E isso tem um motivo. As dores que podem ser desencadeadas pelo frio podem acontecer por causa da tensão dos músculos. Durante o frio, é comum que os músculos se tensionem numa tentativa de aquecer o corpo.

Contudo, isso não acontece apenas com os músculos, mas também com os vasos sanguíneos. Por isso é comum que as pessoas tenham mais dores musculares e também articulares. Dessa forma, os sintomas de algumas doenças pioram no frio. Além disso, algumas pessoas que têm mais propensão a desenvolver doenças e dores que podem ser desencadeadas pelo frio.

Quais são as doenças que aumentam no frio?

Existem doenças que geram dores que podem ser desencadeadas pelo frio. Ou seja, não apenas as doenças respiratórias são mais comuns nessas épocas do ano. Algumas delas são a artrite, a artrose e a fibromialgia. E isso acontece porque o nosso corpo produz um líquido chamado líquido sinovial, que lubrifica as nossas articulações.

Durante as épocas frias, por causa das baixas temperaturas, este líquido se torna mais líquido, menos viscoso. Dessa forma, ele lubrifica menos e, consequentemente, reduz a nossa capacidade de fazer movimentos. Isso porque os músculos, tendões e os ligamentos enrijecem. Ou seja, as dores no corpo aumentam. E aquelas pessoas que já sofrem com elas veem uma piora grande.

Experimente o melhor drink para o frio! Black hot!

Além disso, as doenças vasculares também aumentam no frio, assim como os seus sintomas se tornam mais perceptíveis. Por isso é nessa época que ocorrem mais problemas como pressão alta e até mesmo infartos. Dessa forma, é imprescindível tomar alguns cuidados para se prevenir das doenças e dores que o frio causa.

Dicas para diminuir as dores no frio

Dores que podem ser desencadeadas pelo frio podem ser prevenidas, ou melhoradas, quando já estão acontecendo. E para isso, basta que você tenha uma rotina saudável e se proteja no frio. Veja algumas atitudes simples para tomar se você quiser prevenir as doenças e dores que o frio causa.

Comer bem: o corpo precisa de nutrientes e vitaminas que estão presentes nos alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes. Por isso, não deixe de ineri-los na sua dieta diária. Além disso evite aquilo que você sabe que faz mal à saúde, como gordura, sal e açúcar em excesso.

Fazer atividades físicas: as atividades físicas servem não apenas para controlar o peso e melhorar o humor. Como elas esquentam o corpo, elas ajudam que o líquido sinovial permaneça viscoso e que por isso ele lubrifique bem as articulações.

Por fim, mantenha-se agasalhado e protegido das temperaturas frias.

Como se proteger no frio: saiba o que fazer para cuidar da sua saúde

 

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.