Como se proteger no frio: saiba o que fazer para cuidar da sua saúde

Você pode se precaver de doenças que nos acometem com o frio, saiba como

0

No final do mês de março, entramos no outono. Apesar de não ser, ainda, a época mais fria do ano, ela está quase lá! Em locais cujo frio predomina, como o Sul do país, por exemplo, nessa época já começam a aparecer doenças relacionadas à temperatura baixa. Algumas delas são resfriados comuns e gripes que, mesmo que passem rápido, vêm acompanhados de sintomas desconfortáveis. Outras têm sintomas piores e exigem acompanhamento médico, como a asma, bronquite e sinusite. Por isso, saiba como se proteger no frio, para se prevenir contra as doenças que aparecem nele.

A rotina perfeita existe? Saiba como construir dias melhores para você

Tome banho enquanto ainda há sol

O banho em si não é o problema, até porque, a maioria das pessoas toma banho quente, especialmente no inverno. Contudo, ao sair do banho quente para um ambiente frio, o corpo sofre com a mudança de temperatura. E mudanças de temperatura são uma das principais causas de doenças como os resfriados. Por isso, tome banho enquanto ainda há sol, para que seu corpo esteja protegido das temperaturas extremas.

Tome bebidas quentes para se aquecer

Manter o seu corpo aquecido é fundamental para evitar doenças que nos acometem por causa do frio. Por isso, tome bebidas quentes ao longo do dia, para se aquecer. Pode ser um chá, um chocolate quente, ou apenas um copo de leite. O importante é cumprir a função de manter o corpo com uma temperatura agradável.

Não se exponha a temperaturas muito baixas

Durante o frio e, especialmente, a noite, não exponha o seu corpo a temperaturas baixas. Sempre que precisar sair no sereno, se proteja, utilizando blusas de frio, gorros, cachecóis, luvas, ou o que mais você achar necessário para conservar a temperatura quente do seu corpo.

Síndrome do Pânico: o que é, quais são seus sintomas e tratamentos

Não saia no sereno após tomar um banho ou bebida quentes

O trabalho não para, mesmo nos dias frios. Por isso, é necessário levantar, tomar um banho e sair de casa (pelo menos, na rotina da maioria dos brasileiros). Neste caso, evite tomar o seu banho assim que você for sair de casa. Também evite tomar bebidas quentes e sair imediatamente. Isso mudará a temperatura do seu corpo muito rápido, ocasionando resfriados.

Se alimente bem, para que seu corpo tenha defesas

Comer comidas nutritivas é sempre importante. Contudo, no inverno isso é essencial para que seu corpo consiga se defender, evitando que você fique doente. Por isso, não economize nas frutas, vegetais e legumes no seu prato e na sua alimentação diária.

Seque o cabelo com secador

Sempre que possível, para se proteger do frio, mantenha o cabelo seco. Quando molhamos a cabeça, a tendência é sentir mais frio e ter o nosso sistema imunológico enfraquecido. Por isso, caso você não tenha problemas no seu couro cabeludo, ou queda de cabelo acentuada, utilize o secador no frio. Lembre-se de nunca utilizá-lo na temperatura mais quente e utilize sempre o bom senso para moderá-la.

Sentir sono, mas não conseguir dormir: veja porque isso acontece

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.