Confira os desdobramentos da alta do diesel

Entenda o motivo da alta do diesel ser prejudicial

0

Os desdobramentos da alta do diesel são coisas boas ou ruins? Francamente, é difícil conseguir ver um lado bom com a alta do diesel. Assim, os preços do petróleo estão cada vez mais altos e absurdos. Confira aqui no Brasil 123.

Mercado de diesel

O que a alta do diesel trará de ruim? A própria Petrobras já falou que o mercado está muito concorrido, então deve-se haver um tipo de preços justos e equivalentes aos preços fora do país, ou seja, mesmo sendo o país fornecedor de combustível, nós também pagamos caro por ele.

Saiba mais sobre os desdobramentos da alta do diesel

O reajuste de quase 25% no preço do óleo do diesel, que foi autorizado pela Petrobras recentemente, acabou por prejudicar todos os brasileiros, aumentando em 0,6 o percentual do IPCA.

Além do preço da bomba do combustível, ou seja, o diesel e a gasolina que sofreram reajustes, também o preço do gás de cozinha se tornou de custo bem altíssimo. Então, isso acaba prejudicando os brasileiros de baixa renda. Além do estrago geral, que é o aumento da inflação.

A alta do diesel é prejudicial para o nosso país, pois grandes cargas são transportadas por caminhões que são movidos a diesel. Ou seja, em alguns casos, como por exemplo, o transporte de alimentos, o tanque de diesel provavelmente estará valendo mais do que toda a carga.

Saiba os desdobramentos da alta do diesel

aumento do diesel - reprodução unsplash
Aumento do diesel – reprodução unsplash

Acompanhe agora os desdobramentos da alta do diesel e os impactos que causam na sociedade brasileira atual.

Prejudicar famílias de baixa renda com falta de alimento

Não é novidade para ninguém que o botijão de gás está cada vez a um preço inalcançável. Quanto mais o preço sobe, pior fica para as famílias de baixa renda prepararem suas refeições, pois precisam pensar, primeiramente, em economizar.

Itens de consumo básico, como a própria comida e o botijão de gás, pesam muito nos orçamentos das famílias de baixa renda. Dessa forma, graças ao aumento do diesel, isso está se tornando um pesadelo ainda maior.

Assim, os alimentos consistem em mais da metade da inflação desde o começo do ano. O botijão de gás está indo por esse mesmo caminho, com os preços disparando nas alturas.

Obviamente, esse tipo de aumento gera problemas, mais para a sociedade de classes mais baixas do que para qualquer outra classe social.

Possível encarecimento de energia elétrica

Esse espalhamento da inflação pode causar também um outro possível desdobramento, que é a falta de energia elétrica. Misturando ações climáticas com possíveis carências de outras fontes de energia renovável, acabam que precisam recorrer às termoelétricas movidas a diesel.

E com a alta do diesel, pode significar que a energia estará em encarecimento. Além de ter diversos tipos de picos de energia causados por causa do uso do diesel, também teremos que nos contentar de ter uma conta de luz extremamente alta.

Esperamos que nossas informações sobre os desdobramentos da alta do diesel tenham tirado suas dúvidas. Infelizmente, o cenário não é muito bom economicamente falando, no caso do preço do diesel. Então é importante entendermos o quanto o preço desde combustível pode influenciar em outros setores, seja na economia do país ou na renda da população.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.