Confira como fazer xarope caseiro para tosse

Aprenda agora a preparar um xarope caseiro que vai aliviar a tosse e trazer outros benefícios para sua saúde

0

Nos períodos frios a tosse costuma atingir grande parte das pessoas e saber o que fazer para se livrar desse problema é fundamental, afinal, não tem nada mais incômodo que ficar tossindo o tempo todo. Se você tem sofrido com a tosse, descubra aqui no Brasil 123, como fazer um xarope caseiro para tosse.

Benefícios do xarope caseiro

O xarope caseiro é uma ótima opção para quem deseja ficar livre da tosse ou de quaisquer outros sintomas gripais. Isso porque ele possui função expectorante, além de atuar também como um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

Alimentos como gengibre e limão possuem componentes com essas propriedades, sendo assim, são ótimos ingredientes para o xarope. Eles ajudam a realizar a limpeza das vias respiratórias, diminuindo a congestão e evitando doenças mais graves.

Outra ótima opção de ingrediente para produzir o xarope é a cenoura, mas também o orégano. Ambos possuem propriedades que proporcionam a diminuição do reflexo da tosse de forma natural. Porém, é importante saber o motivo pelo qual se está tossindo, pois a tosse pode ocorrer por diversos motivos, que devem ser observados pelo médico para que não sejam causados problemas maiores.

Xarope para aliviar a tosse

O sintoma de tosse seca que ocorre de maneira persistente, geralmente é causado por algum tipo de alergia respiratória. Por esse motivo, o ideal é manter a casa sempre limpa, para que não se acumule poeira. Além disso, ficar longe de fumantes também é uma boa medida preventiva. Outra dica bastante eficaz é colocar um recipiente com água dentro do quarto para que o ar fique menos seco.

Veja agora como fazer xarope para acabar com a tosse.

Xarope de gengibre

O gengibre, como dito anteriormente, é um excelente ingrediente para produzir o xarope para tosse. Isso porque o gengibre contém compostos ricos em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Recomenda-se o uso do xarope de gengibre principalmente para tratar tosse seca.

Como fazer xarope de gengibre

Para produzir o xarope de gengibre você irá precisar de 1 pedaço de gengibre sem a casca. O pedaço deve conter cerca de 6cm e deve estar cortado em fatias.

Além disso, você vai precisar também de uma xícara de açúcar mascavo e de 150 ml de água.
Para fazer, comece fervendo a água com açúcar em uma panela e mexa bastante até que se dissolva por completo, mas sem deixar que o açúcar caramelize. Posteriormente, basta desligar o fogo, colocar o gengibre e deixar abafado por cerca de 10 minutos.

Feito isso, basta coar o xarope e colocá-lo em um recipiente de vidro para que se conserve por um tempo maior. Para consumir esse xarope o ideal é tomar cerca de uma colher de chá dele por dia.

Os ingredientes do xarope caseiro são excelentes para aliviar os sintomas da gripe e resfriados - Reprodução AdobeStock
Os ingredientes do xarope caseiro são excelentes para aliviar os sintomas da gripe e resfriados – Reprodução AdobeStock

Mel com orégano

O xarope de mel com orégano também é muito eficiente para tosse, principalmente quando se trata dele tosse seca. Isso porque esses ingredientes possuem função antitússicas, que ajudam a reduzir a tosse.
Para fazer esse chá você irá precisar de mel e café de orégano. Ambos em quantidade de uma colher de sopa.

Para produzir o xarope, você deve misturar os ingredientes e aquecer por um tempo no microondas, quando o xarope estiver morno já está pronto para tomar. Ele deve ser consumido de 2 a 3 vezes por dia.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.