Como aliviar os sintomas da vacina da gripe

Veja o que fazer para se prevenir das reações da vacina da gripe

0

Inverno chegando e a campanha de vacinação da gripe já iniciou. O Brasil é um dos países que muito investe na vacinação, e com a gripe não é diferente. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos dizer como aliviar os sintomas da vacina da gripe, para que você consiga administrar melhor essa fase.

Entre os principais sintomas que as pessoas sentem ao tomar a vacina da gripe tem-se a dor no braço acompanhado pelo inchaço ou vermelhidão no local da vacina. Mas outras reações também são frequentes logo após a aplicação ou algumas horas depois que são: febre, dor muscular e dor de cabeça.

Sintomas da vacina da gripe

Alívio dos sintomas da gripe - reprodução unsplash
Alívio dos sintomas da gripe – reprodução unsplash

Normalmente estes sintomas desaparecem naturalmente entre 2 a 3 dias, sem que seja feito nenhum tratamento específico. Mas, algumas atitudes simples podem ajudar a aliviar os sintomas das reações mais comuns. Entre eles:

1. Dor, inchaço e/ou vermelhidão no local da aplicação

É uma das reações adversas mais comuns após a aplicação da vacina, que pode ocorrer até 72 horas depois de tomar a vacina, sendo mais comum em pessoas idosas.

Assim, para aliviar os sintomas, você pode fazer compressa fria no local, no período entre 24 e 48 horas após a vacinação.

No entanto, atenção: se a dor for muito forte, ou o inchaço e a vermelhidão forem excessivos, que tinge uma grande parte do braço, ou que dificulta a movimentação dele, é recomendado que seja procurado um médico com urgência.

2. Dores na cabeça ou nos músculos

Normalmente as dores de cabeça ou nos músculos ocorrem após 6 a 12 horas da tomada da vacina, e normalmente melhora em 48 horas. Essas dores podem estar associadas também a dores nas articulações.

Para aliviar os sintomas das reações procure ficar em repouso se possível e beba bastante líquido. Dessa forma, se a dor for intensa, é possível tomar analgésicos como paracetamol, lisador, dipirona, entre outros existentes no mercado.

3. Febre de até 38ºC

A febre é um sintoma comum quando se fala em vacinação de qualquer tipo. Sendo assim, no caso específico da vacina da gripe, além da febre baixa, é possível que ela seja acompanhada de calafrios, cansaço e suor excessivo. Mas, calma!! Os sintomas aparecem entre 6 a 12 horas após a tomada da vacina e costumam desaparecer em 48 horas.

Então, para aliviar estes sintomas, beba bastante líquido e procure ficar em repouso. Se houver muito desconforto, é possível tomar analgésicos como dipirona, paracetamol entre outros.

Porém, existem reações adversas mais raras que precisam de atenção. Se você sentir algum desses sintomas, procure imediatamente o médico.

Alguns dos sintomas mais raros de ocorrer são:

  • Febre acima de 39ºC;
  • Coceira, urticária ou lesões de pele em todo o corpo;
  • Reações alérgicas graves ou choque anafilático, com sintomas de: aceleração dos batimentos cardíacos, falta de ar, inchaço nos lábios, na língua ou na garganta, tontura ou até parada cardíaca;
  • Síndrome de Guillain-Barré, com sintomas de fraqueza e paralisia em todo o corpo;
  • Inflamação dos vasos sanguíneos, podendo causar sintomas, como: mal-estar, cansaço, febre, perda de apetite e perda de peso;
  • Inchaço das glândulas que podem causar ínguas.

Por fim, este artigo tem a intenção de informar o que pode fazer para aliviar os sintomas da vacina da gripe. Além disso, dizer que a vacina da gripe é muito importante para a sua saúde.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.