Como usar o FGTS com sabedoria? Veja dicas para investir bem

Confira como investir usando o FGTS

0

Existem algumas opções possíveis de sacar o FGTS de forma antecipada: saque aniversário e em momentos que o governo libera o saque. Mas, você sabe como usar o FGTS com sabedoria? Hoje, nós do Brasil 123 vamos dar dicas de como investir bem o seu FGTS.

Apesar de ser um direito trabalhista, o FGTS é entendido pelos empregados como uma maneira de resolver problemas financeiros, comprar bens e construir uma vida com mais qualidade.

Como usar o FGTS com sabedoria?

Veja dicas para investir o valor do FGTS com sabedoria - reprodução unsplash
Veja dicas para investir o valor do FGTS com sabedoria – reprodução unsplash

 

Qualquer dinheiro a mais no vencimento, leva a criatividade das pessoas, a pensar sobre como gastar, e muitas vezes, se não for bem avaliado, pode ser gasto em compras por impulso.

Então, analise o que fazer para usar esse dinheiro com sabedoria, determine prioridades, e decida qual é a melhor forma de gastar este dinheiro. Por isso que vamos dar as dicas na sequência.

Procure analisar suas dívidas, e comece fazendo o pagamento delas

Aliás, as taxas de inadimplência no Brasil estão altas, por isso, procure analisar as dívidas vencidas e procure negociar. Não esqueça: é interesse do credor também em receber os valores.

Mas, se você não conseguir quitar todas as dívidas, analise aquela que a taxa de juros é maior como empréstimos, cartões de crédito e limite de cartões.

Comece a criar o seu fundo de emergência

Sendo assim, o fundo de emergência serve para cobrir custos com imprevistos que causam despesas não orçadas. Assim, você não precisará iniciar uma nova dívida, e conseguirá pagar os imprevistos sem alterar no seu orçamento mensal.

Coloque este valor para a reserva de emergência em um fundo de investimento, que tenha baixo risco e maior liquidez.

Abra o seu próprio negócio

Ademais, usando o FGTS para abrir um negócio, você consegue aumentar a renda da família, e se torna uma forma de realizar o seu sonho. Assim, todo ou parte do investimento inicial pode ser obtido a partir do FGTS.

Portanto, prepare-se, estude o cenário atual, e planeje com sabedoria como abrir seu próprio negócio.

Você pode também financiar a sua casa própria, através de um consórcio imobiliário.

Lembre-se: o consórcio não possui taxa de juros e nem valor para a entrada.

Dessa forma, você pode usar este dinheiro para quitar consórcios e financiamentos, ou ainda, amortizar as parcelas, diminuindo o saldo devedor.

Para tanto, considere que o imóvel comprado, não deve ultrapassar o valor de R$ 500.000,00. Além de considerar as seguintes exigências:

  • Possuir no mínimo, 3 anos de trabalho sob regime do FGTS;
  • Ser o titular da conta de consórcio que será utilizada;
  • Não possuir outro imóvel na mesma cidade que irá realizar a compra do imóvel;
  • Ser titular da conta do FGTS e não ter nenhum outro financiamento ativo no SFH.

Sendo assim, agora você já sabe como usar o seu direito ao FGTS, com planejamento e objetivo, para conseguir investir de fato em algo bom para você! Então, aproveite essas dicas e invista com mais sabedoria.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.