Como usar capim cidreira: veja dicas especiais

Veja agora os benefícios do capim cidreira

0

Você realmente sabe como usar capim cidreira? Hoje, você conhecerá todos os benefícios e vantagens, aqui no Brasil 123. Vamos te mostrar tudo o que pode ser feito com essa erva incrível. Confira todas as nossas dicas logo abaixo.

Nomes do capim cidreira

Antes de tudo, saiba que o capim cidreira é conhecido por vários nomes: capim-catinga, erva-cidreira, capim-limão, grama-cidreira e melissa. Esta é uma erva muito conhecida e utilizada principalmente por seus efeitos calmantes. 

O capim cidreira 

De fácil plantio e cultivo, a erva cidreira tem o efeito medicinal e pertence à família do boldo e da hortelã. Tem um cheiro e um sabor bem característico e é uma excelente coadjuvante para o tratamento de problemas físicos e mentais. 

Quais os nutrientes do capim cidreira 

Dentre os principais nutrientes podemos citar os fenólicos e flavonóides, que são o que conferem à planta o poder relaxante, antioxidante, analgésico e anti-inflamatório. 

Os nutrientes do capim-cidreira contribuem para retardar o envelhecimento celular, protegem o coração e atuam contra doenças degenerativas musculares e cerebrais. E, se achar que é pouco, saiba que esta planta também é rica em fibras o que age positivamente no sistema digestivo. 

Benefícios do capim-cidreira

Como já foi citado por nós, o principal benefício do capim-cidreira é o uso dele como chá, pois combate a ansiedade, o nervosismo e diminui o estresse. 

Especialistas em fitoterapia afirmam que a composição do capim-cidreira aumenta a atividade dos neurotransmissores que é o que causa a sensação de relaxamento e bem-estar e este relaxamento atua, inclusive, na redução de cólicas menstruais. 

Assim, em função destas propriedades sedativas e relaxantes, ingerir duas xícaras de chá de capim-cidreira ao dia é excelente para combater a insônia. 

Capim-Cidreira muito além chá 

Lembra que te falamos que o capim-cidreira é bom para várias coisas? Já citamos algumas, mas é importante que você saiba que o capim-cidreira fica uma delícia como suco! Dessa forma, é só bater folhas de capim-cidreira com suco de limão e gelo! Além de refrescante atua diretamente no trato intestinal reduzindo gases e aliviando sintomas de indigestão e refluxo. 

Capim-cidreira na pele 

Um outro uso do capim-cidreira é o combate a bactérias e fungos, então você pode usar o capim-cidreira em chá para banhar os locais onde percebe a existência de fungos, inclusive banhos de assento para inibir cândida e herpes. 

Capim-cidreira para baixar pressão arterial 

Especialistas apontam que o capim-cidreira atua como hipotensor que significa que deixa os vasos sanguíneos mais expandidos e assim age na diminuição da pressão arterial. 

Dicas para usar capim cidreira - Reprodução AdobeStock
Dicas para usar capim cidreira – Reprodução AdobeStock

Cuidados no uso de capim-cidreira 

Realmente o capim-cidreira traz muitos benefícios, mas é preciso usar com moderação principalmente por sua propriedade baixar a pressão arterial e assim pode levar a hipotensão. Desse modo, fique atento às quantidades ingeridas.

Por fim, cabe registrar que ao apresentar os benefícios do capim-cidreira não estamos indicando o seu uso como tratamento alternativo, no máximo como coadjuvante nos sintomas. Mas como sempre, afirmamos a necessidade de orientação médica sempre! 

Te desejamos bastante saúde!

1/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.