Como solicitar o Saque Extraordinário do FGTS? Saiba como funciona

Valor do resgate pode chegar a até R$ 1.000

0

Ao todo, 42 milhões de trabalhadores estão aptos a realizar o Saque Extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A saber, a medida foi liberada pelo Governo Federal como forma de injetar recursos na economia e ajudar os trabalhadores, com o destaque de que o valor máximo permitido para o resgate é de até R$ 1.000.

Como solicitar o Saque Extraordinário do FGTS? Saiba como funciona
Foto: Reprodução

Como solicitar o Saque Extraordinário do FGTS?

Vale explicar que inicialmente não é preciso solicitar. Isso porque o crédito é realizado automaticamente na conta do trabalhador no aplicativo Caixa Tem.

Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal vai abrir uma em nome do trabalhador de forma automática e sem custos.

No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, aí sim se faz necessário que o trabalhador faça o pedido da liberação dos recursos.

Para tal solicitação, não é preciso comparecer à uma agência da Caixa, visto que a operação pode ser realizada pelo aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets.

Uma vez realizado o crédito dos valores na conta poupança social digital, é possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR Code para fazer compras em estabelecimentos comerciais, por meio do aplicativo Caixa Tem.

O valor também pode ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. É possível ainda realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Saque facultativo

Cabe ressaltar que o Saque Extraordinário do FGTS é facultativo ao trabalhador. Isto é, aquele que não quiser retirar os recursos, tem até o dia 10 de novembro para cancelar o crédito pelo Caixa Tem.

No entanto, ainda vale mencionar que mesmo quem não pedir o cancelamento, e que não movimente o dinheiro até o dia 15 de dezembro, terá os valores devolvidos à conta do FGTS sem prejuízos.

Calendário do Saque Extraordinário do FGTS

Por fim, é preciso explicar que o escalonamento é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Calendário do Saque Extraordinário do FGTS 2022
Imagem: Divulgação Caixa Econômica Federal

Leia ainda:  Caixa Tem: Como conseguir o novo empréstimo para quem tem nome sujo?

3/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.