Como negociar dívidas com bancos? Confira dicas e passo a passo

Veja algumas dicas negociar dívidas com bancos e evitar problemas no futuro

0

Você sabe como negociar dívidas com bancos? Se você está precisando negociar suas dívidas no banco, então deve estar se perguntando, qual a maneira certa de fazer isso de fato? Então, confira aqui no Brasil 123, algumas dicas e o passo a passo para que você consiga pagar suas contas e livrar seu nome da chamada lista negra tão temida. Afinal, apesar da dívida sair do cadastro em órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa, esse débito com o banco faz com que as linhas de crédito reduzam para pessoas que devem.

Passo a passo para negociar dívidas com bancos

Ter dívida com instituições financeiras é uma situação que tira o sono de qualquer pessoa e isso pode acabar inviabilizando seus planos financeiros. Por isso, saiba que é importante buscar maneiras de negociar débitos com os bancos para evitar problemas futuros quando precisar de crédito.

Muitas vezes, o problema pode parecer que não tem solução, mas com um bom cálculo e planejamento, saiba que é possível negociar os débitos com bancos.
Portanto, veja como proceder para se livrar dessas contas que incomodam tanto a vida dos brasileiros que, por sua vez, sofrem muito por altas taxas de inadimplência. Confira:

Saiba o valor exato da dívida

Antes de saber como negociar dívidas com bancos, saiba que é preciso saber exatamente quanto deve para a instituição financeira em questão. Afinal, isso vai ajudar nos cálculos que devem ser feitos para o abatimento do saldo devedor de acordo com as suas condições.

Portanto, entre em contato direto com o credor para saber o valor da dívida atualizada considerando a taxa de juros e os encargos envolvidos. Hoje em dia, isso tornou-se muito mais prático, já que os bancos estão na internet e, com alguns cliques, você sabe quanto deve exatamente.

Saiba o valor exato do seu orçamento

Agora que já sabe quanto deve, veja quanto pode comprometer da sua renda mensal para o pagamento das parcelas, pois o que leva à inadimplência é justamente a falta de conhecimento do capital que podemos gastar sem entrar em uma bola de neve.

Portanto, crie uma planilha de controle para saber quais gastos podem ser cortados para que o dinheiro seja reservado para a quitação dos débitos com o banco e seja consistente em deixar esses valores somente para isso.

É importante buscar maneiras de negociar dívidas com os bancos para evitar problemas futuros - Reprodução AdobeStock
É importante buscar maneiras de negociar dívidas com os bancos para evitar problemas futuros – Reprodução AdobeStock

Pesquise ofertas em outros bancos

Existe um termo chamado portabilidade de crédito, ou seja, um banco pode pagar sua dívida em outra instituição e cobrar juros mais acessíveis.

Portanto, com o valor da dívida negociada, procure outras instituições que lhe ofereçam crédito para fazer o pagamento por meio da portabilidade. Isso pode trazer mais economia para o nosso bolso.

Tenha autoridade

Afinal, para negociar dívidas com bancos, saiba que o interesse de pagar é seu, mas a instituição, também quer receber o pagamento. Portanto, converse com autoridade para buscar uma condição melhor para você realizar o pagamento.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.