Como melhorar dor de garganta: veja opções caseiras infalíveis

Confira as melhores receitas caseiras para aliviar dor de garganta

0

A dor de garganta é um sintoma muito comum que acomete qualquer pessoa e pode não ter motivo aparente. todavia, algumas vezes esse sintoma pode ser devido a algum caso de gripe ou resfriado. Descubra aqui no Brasil 123, como melhorar dor de garganta: veja opções caseiras infalíveis.

Nos tempos mais frios a dor de garganta aparece com tudo. Isso porque, como mencionado anteriormente, ela pode ser um sintoma de gripes e resfriados. Por isso, é muito importante saber como aliviar esse sintoma.
Estar com dor de garganta é muito desconfortável. Ela interfere na alimentação e no bem-estar do indivíduo. Então, para ficar livre desse problema é muito importante manter-se hidratado e consumir alimentos que auxiliem na imunidade, como aqueles ricos em vitamina C.

Opções caseiras infalíveis para melhorar dor de garganta

Os remédios e chás caseiros são muito eficientes no combate aos sintomas. Contudo, caso eles não sejam suficientes e a dor se intensifique, é necessário buscar ajuda médica. Então, veja abaixo opções de chás para te ajudar a se livrar da dor de garganta.

Chá de hortelã

Quem nunca preparou um chazinho de hortelã para se livrar de sintomas gripais, não é verdade? O chá de hortelã é um remédio natural que contribui para o alívio da dor de garganta de forma bastante significativa.
Devido ao mentol presente nessa erva o muco fica mais fluido. Por isso, a garganta não fica tão irritada. O chá de hortelã também tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. O que o torna ainda mais eficaz.

Limão

O limão também corresponde a outro ingrediente comumente utilizado para preparar remédios caseiros contra dores na garganta.
Como ele é rico em propriedades antioxidantes e em vitamina C, atua de forma potente contra a inflamação. Sendo assim, gargarejar água com limão pode aliviar a dor de garganta.

Chá de camomila e mel

Ao falar em camomila, a maioria das pessoas pensa na função tranquilizante que ela exerce. Mas não é somente isso, a camomila unida ao mel também é muito eficaz para aliviar dores na garganta.
O mel ajuda a hidratar tecidos que estejam irritados e a camomila também atua como anti-inflamatório. Além disso, sua propriedade adstringente faz com que a garganta inflamada seja acalmada.

A camomila juntamente com o mel é muito eficaz para aliviar dores na garganta - Reprodução AdobeStock
A camomila juntamente com o mel é muito eficaz para aliviar dores na garganta – Reprodução AdobeStock

Dicas para aliviar dor de garganta

Sendo assim, outras dicas para proporcionar o alívio das dores de garganta são:

  • Ingerir bastante água para que a garganta não resseque. Isso pode ser feito também como medida preventiva.
  • Consumir alimentos mais quentes;
  • Consumir alimentos menos sólidos, como sopas e caldos. Dessa forma, a região inflamada não será agredida. Logo, você corre menos risco de lesioná-la.
  • Utilizar umidificadores de ambiente;
  • Não forçar a voz;
  • Tomar um banho quente para deixar a garganta mais úmida;
  • Fazer uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios. Vale ressaltar que esses medicamentos devem ser utilizados somente sob prescrição médica;
  • Manter o ambiente sempre limpo, livre de poeira ou pelos de animais. Isso é muito importante para quem possui crises alérgicas, que também podem causar dores na garganta.
Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.