Volta e meia somos pegos de surpresa por imprevistos financeiros. Mas, quando se está preparado para tais imprevistos não há tanto problema assim, o ruim é quando não se está preparado para essas situações. Por isso, saiba aqui como lidar com imprevistos financeiros de forma correta.
Para lidar com um imprevisto financeiro não basta apenas possuir uma reserva de emergência. Pois, também é necessário estar preparado em diversas áreas da vida que envolvem o aspecto financeiro. Então, leia este artigo do Brasil 123 e descubra tudo o que você precisa saber para estar preparado quando os imprevistos financeiros surgirem.
Como lidar com imprevistos financeiros de forma correta?
Ainda que a reserva de emergência não seja o único aspecto com o qual você deva se preocupar, ela é um dos principais. Afinal, a melhor maneira de lidar com emergências é possuir uma reserva destinada a isso.
Segundo os especialistas da área, a reserva de emergência deve ser de um valor equivalente a, no mínimo, seis salários. Assim, caso você fique desempregado, por exemplo, é possível se manter estável por um tempo até conseguir outro emprego.
É claro que não é de uma hora para outra que se consegue reunir esse valor, porém, essa deve ser uma meta para que você consiga lidar com imprevistos financeiros futuramente. Então, não perca tempo, comece a fazer suas economias para garantir a sua reserva de emergência.
Estabeleça o pagamento da reserva de emergência
É preciso entender que o valor destinado à reserva de emergência não deve ser o valor que sobra após você receber o salário e quitar todas as suas contas. Não é assim. A reserva de emergência precisa ser incluída em suas despesas como qualquer outra conta, e também retirada do seu salário assim que você recebê-lo.
Além disso, não se esqueça de usar essa quantia somente quando verdadeiramente surgir um imprevisto. Não o utilize para realizar aquela compra que tanto almeja ou para fazer uma viagem. Porque isso não é imprevisto, muito menos emergência.
Cuidado com o cartão de crédito
Da mesma forma que o cartão de crédito faz com que as pessoas realizem as compras que tanto almejam de forma parcelada, ele também pode se tornar o primeiro inimigo de quem deseja economizar.
Para que ele não seja uma ferramenta que atrapalha a sua vida financeira é necessário usá-lo com sabedoria. Uma alternativa para você não extrapolar é estabelecer um limite máximo que você pode utilizar por mês. Sempre acompanhar o andamento da sua fatura por meio do aplicativo do seu cartão. Dessa forma, quando seus gastos estiverem próximos do limite estipulado você deve dar uma freada nos gastos.
Tenha um plano de saúde e seguros
Alguns imprevistos que ocorrem durante a vida podem ser amparados por seguros e planos de saúde. Então, contratar esses serviços é algo muito benéfico para sua vida financeira e seu bem-estar em geral.
Apesar de o pagamento desses contratos serem realizados mensalmente, eles garantem a segurança e estabilidade financeira que você tanto deseja. Portanto, considere essas opções.