Como fazer chá para descer a febre

Veja receita de dois chás para te ajudar a diminuir a febre

0

Uma pessoa pode considerar que está com febre quando sua temperatura corporal é superior a 37,8ºC. Geralmente, isso ocorre quando o organismo está combatendo algum tipo de infecção ou inflamação. Por isso, a febre é um sinal de alerta que o corpo emite, mas que dá para controlar. Então, saiba como fazer chá para descer a febre.

É importante entender que quando a febre não está muito alta, ou seja, quando a temperatura é menor que 38ºC, é preciso buscar meios naturais para promover a redução da temperatura. Sendo assim, banhos com água morna e chás podem ser eficientes. Contudo, se a febre persistir é necessário buscar ajuda médica. Confira mais aqui no Brasil 123.

Como fazer chá para descer a febre

Os chás são muito utilizados para tratar problemas de saúde em geral, e no caso da febre não é diferente. Mas, antes de apresentar os chás eficazes contra a febre, veja outras maneiras naturais de reduzir a temperatura corporal:

  • Retire toda a roupa em excesso;
  • Fique próximo a um local que ventile;
  • Cubra a testa e os pulsos com um pano molhado em água fria;
  • Tome um banho com água morna, mas lembre-se: a água não pode ser muito fria e nem muito quente.
  • Não se esforce muito, procure descansar;
  • Consuma água fria;
  • Consuma alimentos que promovem o fortalecimento do sistema imune, como laranja, tangerina ou limão.

Cobrir os pulsos e a testa com água fria é uma excelente opção, mas não se esqueça de molhar a toalha novamente em água fria quando você sentir que ela está mais aquecida. Além disso, consumir chás também é uma excelente opção, pois eles promovem a sudorese e, dessa forma, a pessoa transpira bastante e diminui a temperatura do corpo.

Mas, como fazer chá para abaixar a febre? É isso que você irá aprender a seguir.

Como fazer chá para diminuir a febre?

receita de chá para descer a febre - reprodução unsplash
receita de chá para descer a febre – reprodução unsplash

Existem algumas plantas medicinais que são muito eficazes quando o assunto é a diminuição da temperatura corporal. A primeira delas é a macela. O chá de macela conta com propriedades diaforéticas, que são responsáveis por induzir a transpiração. Dessa forma, regulam a temperatura corporal.

Chá de macela

A macela promove a redução da inflamação e promove o aumento da circulação na superfície da pele, assim, o indivíduo transpira mais e sua temperatura corporal diminui sem que o sistema imunológico seja comprometido. Porém, mulheres grávidas não devem tomar o chá de macela.

Para preparar esse chá você irá precisar de 4 colheres de sopa de macela e 600ml de água. O modo de preparo se baseia na infusão, sendo assim, basta adicionar a macela a um recipiente que contenha água fervente e tampar.  Então, deixar em repouso por aproximadamente 25 minutos.

Agora é só coar e beber.

Chá de eucalipto

Outra opção também é o chá de eucalipto. Ele possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que auxiliam na redução da temperatura corporal, além de combater também a inflamação presente no organismo.

Para preparar o chá de eucalipto basta colocar 3 folhas da planta em 500 ml de água fervente e tampar.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.