Confira os benefícios do eucalipto: Veja porque usar

Conheça agora os incríveis benefícios que o eucalipto traz para a saúde

0

Neste artigo, trouxemos para você todos os benefícios do eucalipto, veja porque usar essa planta, os benefícios que ela pode trazer, como preparar e muito mais! Então, confira aqui no Brasil 123.

Eucalipto: uma planta medicinal

Por conter tantos benefícios e propriedades terapêuticas, o eucalipto é considerado uma planta medicinal.

O uso de ervas e plantas medicinais, é datado de 2300 a.C, e começou com os egípcios, assírios e hebreus, que cultivavam diversas essas espécies e usavam-nas para tratar dores e doenças. Estudos mostram que nessa época, eles já separavam as ervas medicinais por classe.

Com o eucalipto, não é diferente. Não se sabe ao certo quando suas habilidades terapêuticas foram descobertas, mas sabe-se que, no Brasil, ele foi surgiu por volta de 1800, no estado do Rio de Janeiro.

Entres os benefícios do eucalipto para a saúde, destacam-se seus efeitos positivos no sistema respiratório, e no tratamento de doenças nessa área, como, por exemplo:

  • Gripes e resfriados;
  • Bronquite;
  • Sinusite;
  • Rinite.

Isso porque ele tem efeito expectorante, e é comumente usado para o preparo de chás que aliviam sintomas como a tosse, febre e muco.

Outro uso muito comum das folhas do eucalipto, é na cicatrização de feridas, em forma de compressas, pois possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana, ela alivia inflamações e contusões na pele. Assim também, ao ingerir o chá das folhas do eucalipto, se trata picadas de insetos.

Segundo alguns médicos, as folhas de eucalipto também são indicadas para curar o desânimo e falta de energia, nesse caso, o indicado é ferver as folhas na água e se lavar com o chá.
Além disso, já podemos encontrar no mercado, muitos cremes e shampoos com folhas de eucalipto, isso porque, o eucalipto ajuda na produção da ceramidas, que é um ácido graxo produzido pelo nosso corpo e é responsável por reter a umidade da pele.

Uso de eucalipto na produção de celulose

O eucalipto, além de ser medicinal, tem outros fins, como por exemplo, na produção da celulose, que é a fibra que se utiliza para a fabricação do papel.

A celulose de eucalipto, é chamada de celulose de fibra curta, e é a mais indicada na fabricação de papel de escrita e impressão e também para fins sanitários, como papel higiênico, toalhas de papel e lenços.

A espécie de eucalipto mais indicada para a produção de celulose, é a Eucalyptus grandis. Essa espécie é a base da indústria de papel e celulose no Brasil.

O eucalipto é muito eficiente no trato de doenças do sistema respiratório - Reprodução AdobeStock
O eucalipto é muito eficiente no trato de doenças do sistema respiratório – Reprodução AdobeStock

Eucalipto na construção civil

Outro benefício do eucalipto, é a resistência de sua madeira. Por conta dessa resistência, seu uso em construções civis se tornou indispensável.
Desde o começo da obra, utiliza-se a madeira em vigas estruturais por exemplo, mas também utiliza-se na finalização e acabamento da obra, em:

  • Portas;
  • Portões;
  • Cercas;

Também é comumente usado na construção de pérgolas, que são pequenas galerias construídas em jardins, parques e bosques.
Além da resistência, podemos citar outras vantagens do uso da madeira de eucalipto nas construções, como por exemplo:

  • Isolamento acústico;
  • Isolamento térmico;
  • Durabilidade;
  • Sustentabilidade.

Sem contar que a madeira de eucalipto oferece um ótimo custo-benefício para a sua obra.

Então, gostou de saber os benefícios do eucalipto e todos os seus usos?

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.