Como escolher hortaliças para uma salada saudável

Confira algumas dicas para escolher boas hortaliças

0

Fazer uma refeição sem uma salada gostosa, parece que está faltando algo. Além de ser saudável, é muito gostoso. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos ensinar como escolher hortaliças para fazer uma salada saudável.

Hortaliças para uma salada saudável

Para quem não tem experiência em realizar as compras, é uma dor de cabeça saber qual a hortaliça que está boa para o consumo.

A escolha por hortaliças saudáveis é a primeira parte do processo de elaboração de pratos saborosos e experimentar novos sabores. Afinal, ouvimos sempre os nutricionistas falarem que a escolha adequada dos alimentos é o primeiro passo para uma alimentação saudável.

Assim, as hortaliças maduras e frescas possuem uma maior quantidade de nutrientes do que as hortaliças ainda verdes ou em processo de amadurecimento.

Nossas dicas vão além daquilo que vemos em feiras e supermercados: apertar os legumes para ver se estão bons. Essa atitude faz com que as hortaliças se machuquem e fiquem impróprias para o consumo.

Como escolher hortaliças para uma salada saudável?

Neste artigo vamos apontar as principais hortaliças e como fazer a escolha correta:

Alface

Verifique que a alface esteja com aparência bonita, sem manchas nas folhas e que não estejam murchas. Então, se a alface estiver com as pontas queimadas, de cor mais escura, não compre, pois, foi amassada no transporte ou está sem hidratação suficiente.

Lembre-se que a alface crespa e a americana, precisam estar firmes e a alface americana tem folhas médias e verde-claras.

Brócolis

Observe primeiramente as flores: se estiverem escuras e fechadas está bom para consumo. Todavia, se estiverem abertas com cor amarelada, não está bom para o consumo.

Repolho

O repolho verde estará bom para o consumo se as folhas estiverem juntas. Quanto mais separadas estiverem as folhas, mais duro será o repolho, além de ter grande possibilidade de estar mais amargo.

O repolho roxo segue as mesmas dicas dos brócolis. Quanto mais forte é a cor, mais nutrientes possui.

Espinafre

Para ser próprio para o consumo, o espinafre precisa ter folhas verdes e firmes. Entretanto, se os talos estiverem em tons de marrom ou amarelo, estão velhos.

Cenoura e Pepino

Tanto a cenoura quanto o pepino para estar bom para o consumo, a casca deve estar de cor uniforme em toda a extensão e devem ser firmes, sem pontos pretos ou casca mole.

Dicas para escolher hortaliças para uma salada saudável - Reprodução AdobeStock
Dicas para escolher hortaliças para uma salada saudável – Reprodução AdobeStock

Batata e Tomate

A batata boa para o consumo é aquela onde a casca externa seja lisa, sem pontos verdes ou pretos (machucados).

O tomate, apesar de ser uma fruta, é muito utilizado na produção de saladas. Para estar bom para o consumo, precisa estar firme, liso e com cheiro característico.

Todavia, cuidado: nenhuma hortaliça deverá ter buracos na casca, pois podem ter algum “bichinho” no seu interior.

Em algumas cidades, as feiras livres oferecem o serviço delivery para entrega de hortaliças em casa, principalmente depois da pandemia.

É uma boa opção para receber em casa, as hortaliças no horário combinado. Não esqueça de fazer as recomendações que você aprendeu neste artigo.

Por fim, opte por hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos. Apesar de serem mais caras, a sua saúde vem em primeiro lugar.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.