Como economizar dinheiro em 7 passos

Nunca é tarde para aprender a fazer seu dinheiro render

0

Saber como economizar, muitas pessoas sabem, mas como colocar em prática tantas dicas? Bem, acontece que quando você sabe muito, em alguns casos pode até se perder com tanta informação.

Por esse motivo reunimos 7 formas de como economizar o seu dinheiro e aproveitá-lo de forma melhor. Mas antes de iniciarmos, vale lembrar que para economizar, você precisa ter uma fonte de renda.

Se você já investe, recomendo: Conheça o bitcoin e se é um bom investimento.

Como economizar com a deseducação financeira

Antes de saber como economizar, vamos pensar porque não economizamos. E embora a maioria das pessoas tenha a resposta certa de que “não ganha bem o suficiente”, a verdadeira causa pode ser outra.

É uma realidade que muitos brasileiros não ganham o suficiente para além das necessidades básicas. Contudo, grande parcela da população brasileira que é bem remunerada fecha o mês no vermelho ou no zero.

Mas quantas pessoas pensam que com R$ 50,00, ao invés de comprar um pack com doze unidades de cerveja, dá para comprar três ações da Ambev (ABEV3)? Mas a culpa é sua por não pensar assim? Claro que não, afinal as nossas escolas não nos ensinam nem o básico acerca de educação financeira.

Se não são nas escolas, como vamos aprender a economizar? E a investir, fazer o dinheiro fazer mais dinheiro, e quiçá ficar rico. A verdade é que na maioria das vezes você terá que aprender sozinho, seja buscando livros, cursos, entre outros meios. Mas o principal, se você quer realmente aprender algo, é estudar.

1. Estude

Se você não sabe como fazer um arroz, o primeiro passo é ver como faz, seja com sua mãe ou com o Google, antes de começar é necessário estudar. Economizar é simples, mas pode não ser tão fácil.

Estudando é possível ver modos diversos para conseguir poupar o seu dinheiro de maneira eficiente.  Além disso, estudando você poderá aprender bem mais do que apenas economizar conforme.

2. Analise seus gastos

Você costuma pedir muitos lanches ou está sempre indo aos lugares com apps de carona? Bem, você já deve ter visto que cada pequena corrida ou lanche, no fim do mês passam de bola de neve para avalanche.

Você pode conferir facilmente por aplicativos de bancos, quando utiliza o seu cartão. Se você olhar agora os seus gastos, todos eles foram para necessidades?

A primeira coisa que vem à mente são lanches e viagens, contudo economizar na luz em casa, optar por produtos de marcas mais baratas, ou pesquisar o melhor lugar para comprar, são formas de economizar o seu dinheiro e reduzir gastos desnecessários, o que é o verdadeiro objetivo de analisar seus gastos.

3. Faça Você Mesmo

Às vezes a preguiça fala mais alto, portanto, se olharmos para o nosso dia, veremos que podemos fazer diversas coisas que pagamos para serem feitas. Preparar um almoço com seu parceiro ou parceira pode gerar uma experiência tão boa (e econômica) quanto pedir uma pizza, por exemplo.

Nem sempre será mais prático fazer, contudo, lembre que economizar é simples, mas pode não ser tão fácil.

4. Compre à vista

O acúmulo de pequenas faturas, ou muitas parcelas no cartão de crédito são verdadeiras barreiras para quem quer economizar dinheiro. Por esse motivo, opte por pagar à vista, além de evitar acumular mais divida, você ainda pode receber diversos descontos.

Ainda é possível aperfeiçoar a sua habilidade de economizar em um simples exercício. E se ao invés de pagar algo em 6 vezes, você juntar o dinheiro durante este mesmo tempo para compra o item à vista? Bem, isso pode te ajudar.

5. Não ignore sua realidade

O segredo de como economizar dinheiro, não é o quanto você recebe, mas sim o que gasta. Por esse motivo é importante adequar os seus gastos à sua realidade. Pode ser que em um momento da sua vida havia uma renda maior disponível para os gastos, porém se hoje a realidade é outra, é preciso aceitá-la.

Aquela marca pode ser deliciosa, mas se o preço estiver amargo, será preciso dizer não, e adaptar o seu paladar ou gosto. Da mesma forma se aplica a roupa, hobbys, etc.

6. Faça seu dinheiro render

Embora muitos brasileiros conheçam a poupança como melhor método pra ganhar dinheiro, atualmente existem muitas opções mais rentáveis. Por esse motivo é importante estudar, afinal muitos meios existentes para fazer o nosso dinheiro render não são ensinados em escolas, novelas, ou programas educativos na tv.

Veja seu investimento como uma dívida consigo mesmo, estipule um valor para ele, e todo mês, assim que receber, você deve se pagar primeiro. Dessa forma, você não apenas reservará um dinheiro, como terá ele trabalhando para você fazendo mais dinheiro.

7. Tenha um objetivo definido

Por que você quer economizar dinheiro? É para a sua aposentadoria ou para sair no final de semana? Seja para comprar, viagens, ou o sonho da casa ou carro, e até o próprio negócio. O fato é que quando você tem um objetivo, o seu cérebro entende que há uma necessidade maior a ser atingida e que deve ser respeitada.

Com um objetivo em mente é possível ter mais forças, e motivação para não gastar o dinheiro da sua dívida com você mesmo. Então defina o que você quer, e comece a colocar estes sete passos em prática a partir de hoje.

 

Quer aprender mais? Veja também: A riqueza: Os segredos que não te contam

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.