Como dividir seus investimentos para maximizar o lucro?

Existem vários tipos de investimento, entenda como escolher as melhores opções para voce

0

Toda a pessoa que investe, tem como objetivo maximizar os lucros. São tantas opções de investimento no mercado que fica difícil decidir por quais que darão maior rentabilidade. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar opções de investimentos para que você divida seus investimentos para maximizar os lucros.

O que significa dividir os investimentos?

Dividir os investimentos significa, na linguagem do mercado financeiro, diversificar, distribuir o valor aplicado entre diferentes ativos.

Para diversificar os investimentos é possível dividir os aportes financeiros em somente uma das formas de rendimento: fixo ou variável, ou ainda, aplicar nas duas formas de aplicação: fixo e variável.

A recomendação dos especialistas é fazer a divisão dos investimentos aplicando nas duas formas de aplicação, pois maximiza os retornos e minimizam os riscos ao longo do período de investimento.

No entanto, não é possível afirmar categoricamente que um só tipo de investimento será o mais rentável no período. Assim, é recomendado que seja feita a diversificação de investimentos de forma equilibrada, considerando o seu perfil de investidor.

Então, como dividir os investimentos para maximizar o lucro?

como maximizar lucro dividindo investimentos - reprodução unsplash
como maximizar lucro dividindo investimentos – reprodução unsplash

Dividir os investimentos significa escolher as classes de ativos, mercados e segmentos dando a eles a devida proporção, que esteja de acordo com o seu perfil de investidor.

Então, para dividir seus investimentos você precisa estar atento:

Ao ciclo financeiro da sua vida

Considerando os ciclos financeiro de vida, existem três tipos:

  • Acumulação: você está iniciando com investimentos e possui pouco capital para investir;
  • Rentabilização: você possui o capital, mas ainda depende de seu trabalho;
  • Preservação de capital: assim, você investe para manter o seu padrão de vida e preserva seu capital.

Entendimento quanto ao seu perfil de investidor

O seu perfil de investidor depende de seu comportamento em relação ao risco. Por isso pode ser: conservador, moderado ou arrojado. O seu comportamento em relação ao risco depende também da sua idade, do seu emprego se é estável ou não, da sua capacidade de poupança, dos seus objetivos, dos seus dependentes, entre outros fatores.

Definição das classes de ativos

Dentre as classes de ativos existentes, você precisa definir os que te interessam entre: renda fixa, variável, multimercados, previdência, fundos imobiliários e fundos cambiais.

Definição da porcentagem ideal de cada classe de ativos

Assim, você definirá o equilíbrio na porcentagem ideal das classes de ativos na sua carteira de investimentos. Para tanto, considere a rentabilidade, a liquidez e a volatilidade das aplicações.

Fazer uma seleção de produtos entre as classes de investimentos

Para fazer a seleção de produtos, entre em contato com a sua corretora de investimentos, e converse de forma clara com as pessoas que realmente entendem de investimento, para apresentar os melhores do mercado em termos de rentabilidade.

Acompanhar sua carteira de investimentos e sempre que necessário, faça o reequilíbrio dela

Perceba em sua carteira de investimentos, se o equilíbrio definido se mantém, e o que pode ser feito para maximizar o lucro. Assim, é possível fazer alguns resgates de aportes financeiros e realoque na situação que melhor render, dando a segurança necessária.

Agora que você já sabe como dividir seus investimentos para maximizar o lucro, vamos em frente. Vamos buscar maior rentabilidade.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.