Como comprovar hora extra? Veja dicas de especialistas

Saiba agora como você pode comprovar suas horas extras quando necessário

0

Antes de entender como comprovar hora extra, é importante saber o que é esse direito do trabalhador, afinal, as horas que passamos a mais dentro de uma empresa precisam ser pagas de alguma forma, não é mesmo? Confira todas essas informações aqui no Brasil 123.

Vale lembrar que algumas situações como o deslocamento para o trabalho, confraternizações na empresa ou a permanência na empresa é chamado hora extra.

De qualquer modo, a falta de cumprimento do pagamento de hora extra ainda pode ocorrer em diversas situações como a falta de horário de almoço e intervalos, por exemplo.

Todavia, como comprovar hora extra na Justiça do Trabalho caso a empresa não esteja pagando o valor devido para o funcionário? Veja dicas de especialistas nesse assunto logo abaixo.

Como o empregado comprova hora extra?

Antes de tudo, é importante deixar claro que toda empresa que conta com mais de 20 empregados em seu quadro de funcionários deve manter o registro de ponto de cada um deles, seja de forma manual ou eletrônica.

Desse modo, quando um empregado precisar entrar com alguma ação judicial para comprovar hora extra, o empregador também terá o ponto como prova.

Contudo, sabe-se que ainda existem casos de empresas que não contam com esse número de empregados por isso, não usam registro de ponto. Então, nesse caso, como comprovar hora extra? Veja dicas de especialistas para essa situação a seguir.

Uso de testemunhas

O método mais usual para comprovar a hora extra é a palavra de testemunhas que estejam dispostas a afirmar isso perante a Justiça.

Portanto, sempre marque em algum local todos os dias que você saiu mais tarde e fale para algum colega de trabalho sobre isso, pois um dia você pode precisar dessa informação.

Mensagens de texto

No ambiente coletivo de trabalho, é comum que as pessoas tenham grupos em aplicativos de conversas e esse é um método  para comprovar hora extra também, já que as mensagens ficam salvas em todos os aparelhos para serem vistas em casos de necessidade.

Portanto, sempre que você fizer horas extras, fale sobre isso em um grupo que tenha mais colegas de trabalho para eles serem testemunhas do dia que você saiu ou entrou horas mais tarde na empresa.

Veja como comprovar hora extra - Reprodução AdobeStock
Veja como comprovar hora extra – Reprodução AdobeStock

Faça seu direito ser cumprido

Logo após reunir todas essas provas, basta procurar um advogado e recorrer à Justiça do Trabalho para exercer o seu direito. Afinal, as horas extras são previstas por lei e devem ser pagas integralmente para todos os empregados.

Quando a empresa não compensa o funcionário pela jornada em excesso, o empregado deve receber um adicional de 50% sobre o valor da hora trabalhada. Normalmente esse percentual aumenta quando o horário é noturno ou fim de semana e feriados.

Portanto, cumpra seus deveres e exija os seus direitos também. Afinal, foram muitos anos para conquistá-los. Sendo assim, com essas dicas você será capaz suficientemente de garantir o bom uso da sua cidadania. Cumprindo todas as obrigações e usufruindo de todos os deveres.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.