Como aprender física sozinho? Confira dicas

1

As exatas são o pesadelo completo dos alunos de ensino médio ( e quem sabe até mesmo da faculdade). Não é raro encontrar estudantes pesquisando como aprender física ou química sozinhos. Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou algumas dicas. Quer saber mais sobre? Basta continuar a leitura conosco!

1. Relacione as matérias com o dia-a-dia

Publicamos um artigo ensinando a estudar química e que dizia o mesmo: relacione com os acontecimentos do seu cotidiano. Imagine, por exemplo, uma matéria como o cálculo de gases ideais com pressão e volume (P.V/T).

Se você possui uma panela de pressão, o volume sempre é constante já que ela permanece constante. Há um gás lá dentro onde a  temperatura está aumentando constantemente. Antes de ligar o fogo, estava a 300 K e agora passou para 400 K. O que vai acontecer com a pressão com as moléculas sendo agitadas? Imagine isso e a resposta virá na mente de forma mais fácil: irá aumentar proporcionalmente. Isso pode ser comprovado de um cálculo: P1.V1/T1=P2.V2/T2. Olha só esse cálculo: 1/300=P2/400 –> P2: 1,33 ATM (corta volume  porque é constante e não muda).

2. Busque canais no Youtube

Existem muitos textos na internet ensinando as disciplinas. Entretanto, não são eficazes: os alunos preferem o material visual a auditivo aliado. Atualmente, existem inúmeros canais que abordam sobre temas complexos de forma dinâmica e didática. Como exemplo, podemos citar o Física Total e Pura física.

Para isso, é necessário que você estude de maneira progressiva, começando pelo básico. Isso porque há algumas regras avançadas que precisam da teoria mais simples. Começar pelo material difícil é o mesmo que começar a estudar matemática analítica sem ao mesmo saber fazer uma fração!

3. Tente resolver exercícios

Ser de humanas nem sempre é uma desculpa para ir tão mal em uma prova. Uma coisa é não ir bem se não conseguir aprender, outra diferente é ir mau porque não estudou e praticou o suficiente. Para resolver a situação, é adequado que você faça um cronograma da quantidade de exercícios semanais que deseja fazer. Comece pelos mais fáceis e vá inserindo opções mais complexas.

4. Sublinhe tudo o que for necessário – português também faz parte da avaliação

Quem é que nunca leu um enunciado e teve certeza de que estava faltando informações e elas estavam ocultas? Por exemplo, “o corpo está em repouso”, não é necessário dizer que a velocidade dele é V= 0 km/h. Você deve captar essas informações “ocultas”.

Nem sempre a exata estará dentro de uma prova de humanas, mas o português estará dentro de todas as provas de matemática, química e física.

E então, tem mais alguma dica de como aprender física sozinho? Comenta com a gente!

Leia Também:

1 comentário
  1. Carol coelho Diz

    Uau adorei o conteúdo. Que dicas você daria para quem
    quer ranquear com artigos em 2021? Parabéns..vou voltar
    mais vezes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.