Como aliviar cólicas no bebê mais rápido

Confira agora algumas dicas que te ajudarão na hora de aliviar a cólica nos bebês

0

Se você é mãe ou pai de primeira viagem, certamente pode estar preocupado com as cólicas em seu bebê, afinal, é algo extremamente desagradável para os pequenos. Mas, veja aqui como aliviar cólicas no bebê mais rápido e deixe seu filho livre desse problema. Confira aqui no Brasil 123.

As cólicas no bebê são muito comuns, no entanto, causam bastante desconforto devido à dor que eles sentem na região do abdome – é por isso que os pequenos costumam chorar bastante. Os bebês se comunicam somente por meio do choro quando são muito pequenos, então, é normal que eles chorem bastante quando estiverem com cólica.

As cólicas podem sinalizar que o seu bebê ingeriu ar no momento de mamar ou tomar leite na mamadeira, mas também podem sinalizar intolerância a algo que o bebê ingeriu ou indicar que ele comeu alimentos que produzem gases.

Como aliviar cólicas no bebê mais rápido

Para proporcionar o alívio desse incômodo é possível fazer uso de alguns métodos caseiros que são eficazes, contudo, se a cólica não passar, é necessário levar o bebê ao pediatra para que ele avalie a causa.
Como o bebê ainda é muito frágil, é necessário tomar cuidado com as medidas adotadas para livrá-lo dos gases, por isso, veja algumas dicas que você pode adotar de maneira segura:

Caso o seu bebê tenha acabado de mamar, não deixe de colocá-lo para arrotar. Ao fazer isso, a criança elimina os gases, que são uma das causas da cólica. Feito isso, deixe-o com a barriga para cima e com a cabeça levemente levantada; Um banho quente pode auxiliar nesse momento. Isso porque a água morna faz com que o bebê fique mais relaxado, aliviando a dor e fazendo com que ele durma mais facilmente;

Apesar de ser um momento bastante tenso, uma vez que o bebê está sentindo muito desconforto. Não deixe de levá-lo para um ambiente tranquilo, ficar junto dele e proporcionar carinho e conforto.

Massagens para aliviar cólica do bebê

Coloque o bebê de bruços em seu colo de forma a manter a mão na barriga da criança. Então, faça uma leve compressão para cima e o balance nessa posição.

Além disso, faça também massagens no sentido horário ao redor do umbigo da criança, mas os movimentos devem ser suaves. Coloque uma pequena pressão para eliminar os gases. Movimente as perninhas do bebê com movimento de bicicleta, assim, os gases também são eliminados e, por consequência, a cólica.

Por fim, prepare compressas mornas e coloque-as sobre a barriga do bebê. Não opte por utilizar bolsas térmicas, priorize o contato corpo a corpo com o pequeno, pois é mais seguro.

As cólicas causam bastante desconforto devido à dor que os bebês sentem na região do abdome - Reprodução AdobeStock
As cólicas causam bastante desconforto devido à dor que os bebês sentem na região do abdome – Reprodução AdobeStock

Remédio caseiro para aliviar cólicas no bebê

Se o seu bebê já não mama mais no peito existem algumas opções de remédio caseiro que podem ajudar a proporcionar o alívio da cólica, são eles: chá de camomila e de erva-doce. Essas plantas medicinais têm efeito antiespasmódico, por isso, diminuem as contrações e a produção de gases. Porém, se o bebê mama somente no peito o ideal é a mãe tomar esses chás para que eles passem para a criança por meio do leite.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.