Como aliviar ansiedade com chá: veja 3 receitas especiais

Veja algumas formas de diminuir os sintomas da ansiedade

0

Nunca se falou tanto de ansiedade como nos dias atuais. Fato é que esta palavra vem carregada de significados, e que juntos podem ocasionar uma série de complicações para os portadores. Veja como aliviar ansiedade com chá, aqui, no Brasil 123.

O que é ansiedade?

Antes de tudo, a palavra ansiedade tem como explicação uma preocupação excessiva e intensa com algo que ainda não aconteceu. Esta situação pode, portanto, ocasionar aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada, sensação de cansaço, e até desmaios. 

Esta é a definição da palavra da ansiedade em si. Mas o transtorno da ansiedade, abrange muito mais sintomas e pode vir a ser muito mais intenso. 

Assim, os sintomas mais comuns são:

  • preocupações
  • tensões
  • medos
  • sensação ruim
  • preocupação exagerada
  • falta de controle sobre pensamentos
  • pavor de situações difíceis

Dessa forma, a pessoa que sofre do transtorno de ansiedade, apresenta vários destes sintomas conjuntamente, levando a verdadeira paralisia diante de situações cotidianas. 

Como evitar a ansiedade?

Em alguns casos, será necessário a interferência médica, e o uso de medicações específicas para o transtorno. Além disso, fazer terapias complementares como psicólogos, terapeutas, entre outros.

Mas em casos mais leves, pode-se adotar algumas medidas que visam o bem estar e podem diminuir os sintomas de ansiedade, como por exemplo:

  • passeios
  • ouvir músicas
  • relaxar
  • viajar
  • ter um animal de estimação
  • desconectar
  • ficar com a família ou com pessoas que você gosta

Alguns chás, no entanto, oferecem um cuidado reconfortante para pessoas que sofrem de ansiedade. Então, veja algumas opções:

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce, também conhecido como funcho, acalma dores de cabeça, palpitações e estresse ocasionados por períodos de ansiedade.

Para prepará-lo é bem simples, primeiramente ferva 250 ml de água com 1 colher de chá de erva doce, desligue e deixe descansar por 10 minutos.

Consuma de 2 a 4 xícaras deste chá para obter bons resultados. 

Chá de Camomila

Este chá já é famoso entre as ervas calmantes, a camomila suaviza os efeitos da ansiedade, da insônia e do estresse, situações muito comuns em pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade. 

O chá de camomila possui uma substância chamada apigenina, que possui propriedades ansiolíticas e sedativas. 

Então, para preparar este chá, junte 2 colheres de camomila desidratada em 250 ml de água fervente, deixe em infusão por 10 minutos, sirva morno. 

Mas para bons resultados, consuma de 3 a 5 xícaras deste chá diariamente. 

Dicas para aliviar ansiedade utilizando chá - Reprodução AdobeStock
Dicas para aliviar ansiedade utilizando chá – Reprodução AdobeStock

Erva cidreira

A erva cidreira já é considerada uma erva medicinal há bastante tempo. Pois é rica em compostos fenólicos e flavonóides, ácidos rosmarínicos, que possuem propriedades calmantes, sedativas e relaxantes. Melhorando, assim, a qualidade do sono, combatendo o estresse e a ansiedade. 

O ácido rosmarínico age diretamente nos neurotransmissores do cérebro, causando uma sensação de relaxamento do corpo, trazendo tranquilidade, e diminuição dos sintomas da ansiedade e do nervosismo.

Consumir o chá de cidreira ao menos 2 vezes ao dia, ajuda no combate a insônia, e demais distúrbios do sono. Mas para que o efeito caia sobre os sintomas da ansiedade é preciso aumentar essa ingestão para 4 a 5 xícaras diárias, ou manipulado em forma de cápsulas de 300 a 600 mg. 

5/5 - (4 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.