Como lidar com a ansiedade de forma natural

Veja algumas formas de lidar com a ansiedade

0

Você sabe como lidar com a ansiedade de forma natural? Esse é um problema extremamente recorrente na vida das pessoas. Pensando nisso, nós do Brasil 123, vamos te ajudar a resolver isso. Confira todas nossas dicas logo abaixo.

O que é a ansiedade e como lidar de forma natural

A ansiedade é um transtorno que vem assolando uma parcela significativa da população nos últimos anos. Desde o início do século XXI, esse acometimento psíquico cresce exponencialmente na sociedade e está muito associado com a chamada “Doença do século”, a depressão, afetando 18,6 milhões de brasileiros.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não construiu uma definição específica para o termo, mas podemos tomar a ansiedade como um conjunto de doenças psiquiátricas que são marcadas pela preocupação excessiva e por fantasias de que eventos ruins irão inevitavelmente acontecer. 

Os momentos de crise são os mais difíceis, principalmente porque as pessoas costumam se desligar do presente e perder uma parcela do seu autocontrole, “se afogando” em suas fantasias. Por isso, dependendo do grau do transtorno, o mais recomendável é buscar um atendimento médico e psicológico. 

Entretanto, existem algumas formas naturais de lidar com a ansiedade que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Confira as dicas. 

Exercícios físicos

É o método natural mais conhecido e segue o tópico da lista por ser aquele mais importante. 

O exercício físico é essencial para que ocorram vários processos bioquímicos no nosso corpo que contribuem para a sensação de bem-estar. Assim, são liberadas, principalmente, endorfina e serotonina, que são substâncias que aumentam o sentimento de prazer. Ainda, a atividade promove uma diminuição dos níveis de cortisol e combatem os temidos radicais livres, gerando um alívio, até mesmo imediato, do estresse acumulado.  

Assim, tente manter uma regularidade e escolha o exercício que você tem mais afinidade. Não existe uma fórmula para decidir qual deles, todos podem te ajudar a lidar com a ansiedade. 

Alimentos ricos em triptofano 

A alimentação saudável é outra aliada para combater o estresse e a ansiedade, principalmente quando a dieta inclui pratos ricos em triptofano. 

O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina e ajuda na liberação e na manutenção de bons níveis desse hormônio no sangue, de modo a promover uma sensação de bem-estar mais constante.  

São exemplos desses tipos alimentos: queijo, banana, amendoim, castanha, frango, ovo, chocolate etc. 

Não é o mais ideal, mas uma opção útil é consumir o triptofano em cápsula, associado a ingestão de vitamina B6 e magnésio. 

Formas de cuidar da ansiedade - Reprodução AdobeStock
Formas de cuidar da ansiedade – Reprodução AdobeStock

Chás

Os chás também são excelentes opções para lidar com a ansiedade. É de conhecimento comum que eles podem servir como calmantes naturais e diminuir as preocupações do dia a dia. 

Essas substâncias possuem efeitos sedativos suaves e podem ajudar de forma significativa.

São exemplos: camomila, valeriana, melissa etc. 

Agora que você já aprendeu a como lidar com a ansiedade de forma natural, não deixe de utilizar essas dicas e resolver de vez esse problema. Contudo, lembre-se, se os efeitos persistirem, não deixe de procurar um profissional especializado.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.