Casca de banana: veja benefícios e usos

Confira agora formas variadas para aproveitar a casca de banana

0

A casca de banana é riquíssima em diversos nutrientes, assim como sua fruta. Veja neste artigo os benefícios e saiba como utilizá-la para nunca mais jogar fora. Confira aqui no Brasil 123.

Benefícios da casca de banana

Assim como a fruta propriamente dita, a casca da banana carrega quase todos os seus benefícios, como vitaminas, nutrientes e minerais. Sendo assim, é rica em antioxidantes e potássio, a casca consumida pode aumentar significativamente os níveis de serotonina e de melanina no organismo.

Para conseguir a casca da banana, é importante que ela seja produzida de forma orgânica. Pois todos os defensivos utilizados no plantio ficam retidos nas cascas das frutas.

A casca da banana é boa para o que?

A casca da banana pode fazer bem para diversas partes do nosso corpo. Aliás, graças a quantidade de elementos nutricionais presentes.

Veja com mais detalhes seus benefícios:

Intestino

Excelente fonte de fibras, fornece saciedade, e aumenta o bolo fecal facilitando seu trânsito pelo intestino. Dessa forma, atua melhorando casos de diarreia e prisão de ventre. 

Diminui o colesterol

Por ser rica em fitoesteróis, reduz o colesterol ruim e previne doenças cardiovasculares. 

Regula o sono

Possui triptofano, um aminoácido responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, que é um dos reguladores do sono. Neste caso, o ideal é consumir o chá da casca da banana para obter este efeito. 

Melhora a imunidade

Fonte de vitamina C, carotenóides e flavonóides, atua na prevenção do envelhecimento precoce, combate radicais livres impedindo, desse modo, o ataque às células saudáveis.

Protege a visão

A luteína que está presente na casca protege a visão da catarata e da degeneração macular, doença que causa grandes danos à retina. 

Protege a pele

O tanino funciona como um adstringente e antisséptico, além das ações antimicrobianas, anti-inflamatória, cicatrizantes, e analgésica. Ele também reduz marcas de expressão, rugas, acnes e o desconforto das picadas de inseto.   

Alivia dores de cabeça

O potássio combate as dores de cabeça, principalmente as causadas por estresse e preocupações.

É, portanto, uma alternativa para os medicamentos comuns. Porém se persistir os sintomas, busque por um médico.

Emagrece

Com baixo número de calorias e um grande volume de fibras, sua ingestão engana o estômago achando que consumiu uma grande quantidade de alimentos.

Benefícios da casca de banana - Reprodução AdobeStock
Benefícios da casca de banana – Reprodução AdobeStock

Como utilizar a casca de banana?

Você pode consumir a casca da banana junto com vitaminas, shakes, fritas ou assadas.

Sempre cozinhe as cascas antes de preparar suas receitas, para poder romper a fibra da pele, deixando-a macia e mais fácil de digerir.

Após cozidas escorra e armazene na geladeira, ou congele para preparos futuros. 

Para preparos que vão ao fogo, como cozidos e refogados, lave bem as cascas e remova os vestígios de banana que ficam na parte interna. 

Cozido de casca de banana

Após comer bananas aproveite suas cascas para fazer um cozido delicioso.

Assim, lave-as bem e corte em quadradinhos. Em seguida, em uma panela, acrescente azeite, alho, cebola picadinhos, doure, acrescente as cascas e refogue bem. Por fim, acrescente um pouco de água para cozinhá-la em fogo baixo por 10 minutos.  

Sirva, então, com arroz branco.

5/5 - (2 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.