Comer grão-de-bico é bom e faz bem à saúde

Veja como introduzir o grã--de-bico na sua dieta

0

O grão-de-bico é um alimento rico em proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais. Dessa forma, é muito interessante e saudável comer grão-de-bico frequentemente. Entretanto, apesar de ser uma leguminosa, assim como o feijão, ele ainda é pouco consumido.

Ele é um alimento muito versátil, podendo ser a atração principal ou só a base do prato. Além disso, é muito saboroso. Por isso, preparamos dicas para te ajudar a comer grão-de-bico.

Conheça 5 alternativas para incrementar saladas

Continue lendo esse artigo para dicas de como preparar e comer grão-de-bico.

Preparando o grão-de-bico

Um dos motivos pelos quais as pessoas desistem de comer grão-de-bico é o preparo. Se não realizado corretamente, o grão fica muito duro, difícil de ser manipulado e mastigado.

Dessa forma, para não errar na hora de preparar, é fundamental deixar o grão-de-bico de molho por, pelo menos, 12 horas. Ou seja, se você deseja comer grão-de-bico amanhã, precisa já colocar na água hoje.

Outro detalhe importante é a quantidade de água. Ela deve passar a quantidade de grãos com bastante folga. O motivo é que o grão-de-bico absorve água, assim como o feijão. Então, se você colocar somente a quantidade para cobrir os grãos, ela irá secar rapidamente.

Se você colocar a quantidade certa, no outro dia ainda haverá água na panela. Entretanto, você não deve cozinhar o grão-de-bico com ela. O ideal é lavar ele em água corrente e cozinhar em água limpa. Passar dois dedos da altura do grão deve ser suficiente para o processo.

O tempo de cozimento é, aproximadamente, 20 minutos após pegar pressão. Todavia, você pode cozinhar em panelas comuns. Só levará um pouco mais de tempo. Você poderá verificar se está pronto experimentando um grão.

Armazenando o grão-de-bico

Uma boa dica para comer grão-de-bico é congelá-lo cozido. Assim, se você ficar com vontade de comer ele hoje, é só descongelar e preparar. Seu grão pode ficar congelado por, até, seis meses. Isso também diminui o trabalho de preparo toda vez que você for comer grão-de-bico.

Como fazer uma salada de frutas especial

Para congelar, basta, após o cozimento, você escoar a água e dividir em potes. Lembrando que esses precisam ser tampados e apropriados para congelador.

Entretanto, não é interessante congelar tudo em uma única vasilha. Se você fizer isso, na hora que for descongelar, terá que descongelar tudo. Mesmo que você queira só uma parte. Por isso, o ideal é separar em porções menores.

Dessa forma, você pode descongelar só o que for usar. E, se você quiser comer uma quantidade maior, é só tirar duas porções.

Usando o grão-de-bico

Por último, não podem faltar as receitas. Para comer grão-de-bico, você pode fazer desde pratos frios, como saldas e patês, até pratos quentes, como ensopados e bolinhos.

As saladas são as mais fácies de preparar, visto que basta pegar o grão-de-bico já cozido e misturar com os seus ingredientes de salada favoritos, como tomates e pimentões. Além dos temperos, claro, que ficam a gosto.

Os patês e bolinhos são os mais trabalhosos, pois você precisa processar os grãos para usá-los. Todavia, vale muito a pena.

Agora, a receita mais preguiçosa, e uma das melhores para comer grão-de-bico, é pegar o grão cozido, temperá-lo e colocar no seu forno ou na air fryer. Você terá um delicioso e saudável snack.

Com essas dicas sobre como comer grão-de-bico, basta agora colocar a mão na massa. Você não irá se arrepender!

Como incluir frutas e verduras na dieta de forma saborosa

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.