Cerca de 70% dos brasileiros gastam tudo ou mais do que ganham

Pesquisa realizada pelo Banco Central (BC) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também mostra a saúde financeira brasileira

0

É muito difícil para boa parte dos brasileiros conseguir guardar alguma parte do rendimento no final do mês. São tantas dívidas e contas a pagar que mal sobra qualquer valor. E uma pesquisa divulgada nesta semana revelou um dados bastante expressivo em relação a isso.

Em resumo, um levantamento realizado pelo Banco Central (BC) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que 69,4% dos brasileiros gastam tudo ou até mais do que ganham. Ao mesmo tempo, 64,7% do total também afirmaram não terem segurança sobre o próprio futuro financeiro.

Os dados divulgados também mostraram que 65,7% dos brasileiros “pensam bastante” antes de gastar dinheiro e que 60% não aproveitam a vida devido à forma de lidar com as finanças. Por falar nisso, 58,4% disseram que as finanças se refletem na vida familiar de alguma forma. Ao mesmo tempo, 37,9% sabem que precisam buscar orientação, enquanto apenas 21,9% conseguiriam dar conta de uma despesa grande e inesperada.

Na verdade, o BC lançou nesta semana o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB). Em suma, o indicador possui uma escala que varia de 0 a 100 pontos. Nesse caso, quanto maior o nível, melhor a saúde financeira. E, no Brasil, o I-SFB médio da população está em 57 pontos.

A propósito, a pontuação atual revela que a saúde financeira da população brasileira se encontra num patamar “Ok”, segundo o indicador. No entanto, o BC afirmou que o nível está “no limite, com pouco espaço para erro”. Aliás, a expectativa é haja uma nova pesquisa no ano que vem. De acordo com o chefe do departamento de proteção da cidadania financeira do BC, Luís Mansur, o indicador deve subir, pelo menos é o que esperam.

Cidadão pode calcular a própria saúde financeira

Você pode ser do tipo que gasta muito ou até tudo o que tem, ou mesmo pode ser bem controlado financeiramente. E, para ajudar os brasileiros, a Febraban começou a disponibilizar gratuitamente o acesso ao I-SFB. Ao acessar o site https://indice.febraban.org.br/, você pode conferir se possui uma boa saúde financeira ou não. O resultado pode te surpreender.

Ao responder as perguntas no site sobre a sua situação financeira, você se depara com a média brasileira do I-SFB. A saber, o site ainda disponibiliza as diferenças entre faixa etária. Além disso, você ainda confere as quatro medidas analisadas e que podem melhorar sua saúde financeira: habilidade, comportamento, segurança e liberdade.

Leia Mais: Número de brasileiros com reserva financeira cresce durante a pandemia

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.