Benefícios da uva: veja como a fruta ajuda a sua saúde

Confira como ingerir uma deliciosa fruta em pratos diferentes

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É difícil quem não goste de uva, docinha e refrescante, ela vai muito bem! Mas você sabe quais são os benefícios da uva? Então continue conosco aqui no Brasil 123, e veja como a fruta ajuda sua saúde!

De onde veio a uva?

confira benefícios e como a uva ajuda a sua saúde - reprodução unsplash
confira benefícios e como a uva ajuda a sua saúde – reprodução unsplash

Ao saborear a fruta in natura, um bom vinho, ou em sorvetes e bombons, nem pensamos como ela chegou à nossa mesa.

Então, saiba que a uva vem de uma planta chamada videira, ou parreira em algumas regiões. Ela se originou na Ásia, e é uma das frutas mais antigas utilizadas para consumo.

No Brasil, o responsável por trazê-la foi o expedicionário Martin Afonso de Souza, em 1532. Mas foi em Santos SP que as primeiras uvas foram cultivadas.

Assim, de lá pra cá, ela se tornou popular na culinária e principalmente para a produção de vinhos.

Benefícios da uva para sua saúde

As uvas podem ser encontrar com diferentes colorações e sementes, mas vendo pelo aspecto de trazer benefícios a saúde, quanto mais roxa, mais nutrientes e antioxidantes elas têm. Dessa forma, além de ser uma delícia, a uva também pode contribuir para a sua saúde, pois entre suas várias qualidades, podemos citar os antioxidantes e um sem número de nutrientes, que contribuem para:

  • O bom funcionamento do organismo;
  • O controle do açúcar no sangue;
  • Regular a pressão arterial;
  • A saúde dos olhos;
  • Diminuir a prisão de ventre;
  • Retardar o envelhecimento da pele.

Além disso, as uvas também ajudam no combate a infecções, pois contém ação anti-inflamatória, pois regulam a quantidade de micro-organismos presentes no trato gastrointestinal, favorecendo assim, o sistema imunológico.

Tanto a verde, quanto a roxa, são excelentes para a saúde, mas estudos apontam que a uva roxa contém mais resveratrol, um importante antioxidante que combate os radicais livres do organismo, além de ser menos calórica, já que contém 50 kcal, enquanto a uva verde contém 56 kcal.

No entanto, apesar de ser docinha, os diabéticos não precisam se preocupar, elas não causam picos glicêmicos, pois a glicose das uvas é absorvida rapidamente pelo organismo.

Assim, esses são alguns dos inúmeros benefícios que a uva traz para a sua saúde.

Consulte seu médico ou nutricionista para descobrir qual o melhor jeito de introduzir essa fruta maravilhosa a sua dieta e aproveitar todos esses benefícios!

Quais as melhores formas de consumir uva?

Depois de saber os inúmeros benefícios de consumir uva, você deve estar querendo implanta-la na sua dieta hoje mesmo, não é? Mas consumir a fruta in natura, é só uma das muitas possibilidades para essa iguaria, pois existem inúmeras formas e receitas de usá-la no dia-a-dia.

Dessa maneira, a uva pode consumir  em sobremesas, bolos e sorvetes. Em passas também vai muito bem com arroz, salpicão e saladas.

E para os maiores de 18 anos, consumir uma taça de vinho ao final de um dia de trabalho, ou no inverno, em frente a uma lareira, além de ser uma forma de relaxar, ainda pode te deixar longe de consultórios médicos por um bom tempo!

Agora que você já sabe todos os benefícios que a uva tem para sua saúde! É só passar no supermercado, comprar e se deliciar com essa gostosura!

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