Benefícios da escarola: veja como preparar em casa

Veja agora todos os nutrientes da escarola e aprenda uma receita deliciosa

0

Uma das verduras mais ricas em vitaminas A e C, além de contar com ácido cafeico e outras propriedades antioxidantes, conheça os benefícios da escarola, aqui no Brasil 123.

Além dos nutrientes benéficos para a saúde humana que citamos acima, a escarola conta com inulina, uma fibra que aumenta a hidratação do intestino e facilita na hora de eliminar as fezes, ou seja, é um alimento ideal para quem sofre com a temida prisão de ventre.

A escarola é uma parente da chicória, porém apresenta uma cor mais escura e com textura mais rígida que, por sua vez, faz com que esse alimento seja mais amargo do que outras verduras.

Conheça os benefícios da escarola

Presente em pratos refogados, sopas, tortas e até mesmo em pizzas, a escarola oferece os seguintes benefícios para a saúde humana:

Controle da pressão arterial

Com alta quantidade de potássio, a escarola é um dos alimentos mais ideais para a regulação da pressão arterial.

Além disso, por causa de nutrientes como a vitamina C, esse alimento também protege as artérias e as auxiliam na circulação sanguínea, evitando que haja a hipertensão.

Perda de peso

O consumo de escarola auxilia na perda de peso, uma questão que muitos lutam para conseguir, pois conta com alta quantidade de fibras e, dessa forma, cria um tipo de gel para o estômago que, por sua vez, diminuirá o tempo de digestão dos alimentos aumentando a saciedade.

Além disso, a escarola conta com pouco índice de glicemia, portanto, é indicado para dietas de baixo carboidrato para quem está na busca da redução das medidas na balança.

Prevenção de osteoporose

Conhecida como a doença dos ossos, a osteoporose afeta muitas pessoas que apresentam uma idade mais elevada.

Portanto, se você conhece alguém que sofre com esse problema, saiba que a escarola é um dos alimentos com alta quantidade de vitamina K. Essa vitamina, por sua vez, auxilia na fixação do cálcio nos ossos e diminui a fragilidade em quedas e fraturas.

Além desses benefícios, podemos citar a prevenção da diabetes, o fortalecimento do sistema imunológico, a diminuição do LDL ( chamado colesterol ruim), a prevenção contra o aparecimento de rugas e pele flácida, a melhoria da saúde intestinal, a melhoria do humor e do bem estar.

Como preparar escarola - Reprodução AdobeStock
Como preparar escarola – Reprodução AdobeStock

Veja como preparar em casa

Como foi dito, a escarola é muito versátil e pode ser usada em diversas receitas. Portanto, separamos uma para você preparar em casa para seu almoço em família.

Escarola refogada

Ingredientes

  • 4 folhas de escarola;
  • 2 dentes de alho;
  • 3 colheres de azeite;
  • Pimenta e sal a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo, separe e lave bem todas as folhas da escarola e deixe-as escorrer bem antes de usar.

Em seguida, enrole-as e corte-as em fatias finas e reserve junto com o alho já picado.

Leve à frigideira e adicione azeite enquanto refoga, mexa bem com uma colher enquanto adiciona sal e pimenta do reino.

Por fim, agora você já sabe quais são os inúmeros benefícios da escarola e como é fácil usa-la.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.