Benefícios da berinjela: entenda porque consumir o alimento

Confira os benefícios da berinjela e veja como ela pode auxiliar sua saúde

0

A berinjela é muito utilizada pelas pessoas visando fins terapêuticos e medicinais. Algumas pessoas consomem o fruto para proporcionar a perda de peso, outras o utilizam para promover a regulação do organismo. Conheça aqui no Brasil 123, os benefícios da berinjela: entenda porque inserir o alimento na dieta.

A berinjela é um ótimo fruto para compor uma dieta saudável e equilibrada, pois ela é excelente para aqueles que desejam ingerir menos carboidratos ou querem uma dieta sem carne. Na composição desse fruto, 96% é água, sendo rico em fibras, compostos antioxidantes, vitaminas e sais minerais. Além disso, a berinjela possui baixo teor calórico.

Benefícios da berinjela

Apesar de a berinjela ser comumente vista na cor roxa e com aquele formato mais alongado, é possível encontrá-la de outras formas. Ela pode ser branca ou listrada, possuindo forma de pera ou a forma de um cilindro. Veja agora os benefícios desse fruto e porque você deve consumi-la.

Atua contra o diabetes

Se você possui altas taxas de açúcar no sangue, consumir berinjela pode ser uma excelente opção para a sua dieta. Pois esse fruto regula os níveis de açúcar no sangue e proporciona uma melhor qualidade de vida para aqueles que possuem diabetes.

Isso ocorre porque a berinjela é rica em fibras, isso auxilia a digestão, fazendo com que a absorção de açúcar ocorra de forma mais lenta no corpo. Desse modo, os níveis de açúcar no sangue ficam mais estáveis e os picos glicêmicos são evitados.

Auxilia na perda de peso

Algumas pessoas preparam uma mistura de berinjela com água para tomar diariamente visando a perda de peso. Isso não é loucura. Como a berinjela é rica em fibras, possui baixo teor calórico e é rica em água, ela auxilia no processo de emagrecimento.

As fibras auxiliam na digestão e promovem a sensação de saciedade, por isso, o consumo de calorias diminui e, consequentemente, se perde mais peso.

Regula o colesterol

Esse fruto ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim do corpo. Isso porque a berinjela é rica em polifenóis, saponinas e outros compostos que possuem a função de reduzir os níveis dessa gordura.

Fortalece a imunidade

O sistema imune é responsável por realizar a defesa do nosso corpo, portanto, quanto mais forte, melhor. Então, se você possui a imunidade baixa ou deseja aumentar o poder do seu sistema imune, consumir berinjela é uma excelente opção.

Ela possui compostos com propriedades antioxidantes, além de contar também com as fibras para regular a microbiota do intestino. Sua função antioxidante atua de maneira natural no fortalecimento da imunidade, fazendo com que o organismo tenha resistência ao ser atingido por alguma infecção.

A berinjela é um ótimo fruto para compor uma dieta saudável e equilibrada - Reprodução AdobeStock
A berinjela é um ótimo fruto para compor uma dieta saudável e equilibrada – Reprodução AdobeStock

Regula o intestino

Como a berinjela é rica em fibras, ela auxilia na regulação do intestino. Isso porque as fibras estimulam o intestino e impedem que as fezes fiquem com aspecto ressecado, facilitando a evacuação e regulando o funcionamento intestinal. Além disso, possuir a microbiota intestinal funcionando bem é bastante benéfico, e isso é proporcionado por meio da ingestão de fibras.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.