Benefício do Bolsa Família cancelado: saiba quais motivos impedem o recebimento de parcelas

Benefício bloqueado e benefício cancelado não são a mesma coisa

2

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que visa auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica facilitando o acesso delas aos serviços públicos básicos, como saúde e educação. No entanto, o beneficiário deve estar atento ao cumprimento das condicionalidades, que são regras permanentes do programa; caso contrário, terão o benefício do Bolsa Família cancelado.

Além de cancelado, alguns participantes acabam tendo o benefício bloqueado. No entanto, os termos cancelado e bloqueado referem-se a situações diferentes do benefício. Isto significa que dependendo da situação, o beneficiário pode voltar a receber as parcelas, sem que haja a exclusão no programa.

Benefício do Bolsa Família cancelado : saiba quais motivos impedem o recebimento de parcelas
Benefício do Bolsa Família cancelado : saiba quais motivos impedem o recebimento de parcelas – Imagem: Divulgação gov.br

Como evitar ter o benefício do Bolsa Família cancelado

Todos os participantes do Bolsa Família devem atender ao regulamento do programa. Para poder entrar no projeto e receber a renda mensal disponibilizada pelo projeto, o interessado deve ter uma renda mensal de até R$ 178 por pessoa.

Contudo, além de atender a esse critério, o beneficiário deve continuar atendendo ao critério de renda e também deve cumprir às condicionalidades.

Essas regras devem ser cumpridas dependendo da configuração familiar. Desse modo, famílias que são compostas por mulheres gestantes devem estar com o pré-natal e exames relacionados à gestação em dias.

Já no caso de famílias que tenham recém nascidos, devem estar com o cartão de vacinação atualizados. Do mesmo modo, as famílias que possuem adolescentes de até 17 anos de idade regularmente matriculados no ensino público, devem apresentar periodicamente a frequência escolar, esta deve comprovar que o aluno tem, no mínimo, 75% de assiduidade nas aulas.

Além disso, outra exigência do programa é atualizar os dados do cadastro a cada dois anos. A atualização é feita no Programa Cadastro Único, no setor municipal responsável pelos programas ou na prefeitura.

Diferença entre benefício cancelado e bloqueado

Quando o Bolsa Família está cancelado ou bloqueado, o participante fica impossibilitado de receber as parcelas do benefício.

No entanto, os dois status não significam a mesma situação do benefício. No caso de benefício cancelado, o usuário do Bolsa Família pode voltar a receber as parcelas, desde que regularize a situação do benefício.

Já no caso de benefício bloqueado, o participante saiu do programa e assim não receberá mais nenhum valor.

Em ambos os casos, o participante é avisado e pode recorrer antes do benefício ser bloqueado e a sua participação no programa ser interrompida.

Veja ainda: Bolsa Universidade 2021: inscrições estão abertas; saiba quem pode participar

Para conferir mais informações, clique aqui.

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Benefício do Bolsa Família cancelado: saiba quais motivos impedem o recebimento de parcelas […]

  2. Patricia da Conceição Cruz Santos Diz

    COMO será feito o cadastro ou será usado o cadastro já feito e quando começa o pagamento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.