Bolsa Universidade 2021: inscrições estão abertas; saiba quem pode participar

Programa é destinado aos alunos de baixa renda

1

Na última segunda-feira (03), deu início às inscrições do programa Bolsa Universidade 2021. Criado em 2007, o projeto tem como objetivo oferecer condições para o acesso e ingresso nas universidades particulares pelas pessoas de baixa renda.

Desse modo, o programa atua com a oferta de bolsas integrais (100% de desconto) e bolsas parciais (50% e 75% de desconto nas mensalidades). A bolsa cobre as taxas requeridas pela universidade e auxilia na permanência do aluno no curso pretendido.

No entanto, este não é um programa de esfera nacional; ou seja, administrado pelo governo e sim por estados e municípios. Dessa forma, atualmente há três lugares que utilizam o Bolsa Universidade: São Paulo, Franca (SP) e Manaus.

Embora trabalhem com o mesmo objetivo, os programas se diferenciam em alguns pontos, de acordo com os seus próprios editais e necessidades locais.

Bolsa Universidade 2021: inscrições estão abertas; saiba quem pode participar
Bolsa Universidade 2021: inscrições estão abertas; saiba quem pode participar – Imagem: Divulgação iStock

Bolsa Universidade 2021 abre inscrições em Manaus

Manaus, município e capital do Amazonas, abriu inscrições para interessados em ingressarem na universidade privada ainda este ano.

O Bolsa Universidade 2021 oferece 16 mil vagas e bolsas com desconto total e parcial. As inscrições foram abertas ontem e seguirão até o dia 17 de maio.

Quem se interessar deve fazer a inscrição online por meio da página oficial do programa. Dessa forma, a seleção acontecerá em etapas distintas:

  • Inscrição eletrônica;
  • Classificação;
  • Entrega de documentos.

Contudo, o programa Bolsa Universidade 2021 de Manaus tem alguns critérios que devem ser atendidos por quem deseja pleitear uma vaga em alguma instituição de ensino superior.

Regulamento do programa

O interessado em concorrer a uma das 16 mil vagas do programa Bolsa Universidade 2021 deve atender ao seguinte perfil divulgado pelo edital do projeto:

  • Possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo;
  • Não ter diploma de ensino superior;
  • Estar com ensino médio completo ou concluir até junho de 2021;
  • Não possuir matrícula “ativa” ou “trancada” em universidade pública;
  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
  • Não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada;
  • Residir em Manaus.

Além disso, o candidato que conseguir participar do Bolsa Universidade 2021 deve cumprir projetos e ações socioeducacionais junto à Prefeitura Municipal de Manaus e ao estado do Amazonas, sob convocação.

Portanto, as vagas são destinadas ao ingresso na universidade no segundo semestre de 2021. Ao entrara no sistema, o interessado deve selecionar a opção 2021/2.

Veja ainda: Como se inscrever no CadÚnico para receber o Bolsa Família; veja agora mesmo

Para conferir mais informações, clique aqui.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Veja ainda: Bolsa Universidade 2021: inscrições estão abertas; saiba quem pode participar […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.