Auxílio Brasil: Saiba como fica a fila de espera em junho

Fila de espera para entrada no programa social voltou a aumentar

0

Diante da proximidade da nova rodada do Auxílio Brasil, a partir desta sexta-feira (17), uma das grandes questões que os brasileiros querem ter resposta é sobre a fila de espera para entrada no programa social.

Como se sabe, o número de famílias que aguardam a inserção no Auxílio Brasil passa de 1 milhão.

E então, será que a fila será zerada para este mês?

Auxílio Brasil: Saiba como fica a fila de espera em junho
Auxílio Brasil – Imagem: Brasil 123

Fila de espera para o Auxílio Brasil

Antes de tudo cabe informar que, mesmo ainda existindo fila de espera, em comparação com o segundo semestre de 2021, houve queda no total de pessoas que aguardam, uma vez que até o início deste ano, cerca de 3 milhões de novos beneficiários passaram a integrar a folha de pagamentos do Auxílio Brasil.

No mês de julho de 2021, a fila de espera, que ainda era para o programa Bolsa Família, totalizava 2,41 milhões de famílias. Em novembro de 2021 o número chegou a 3,18 milhões, o que representa um aumento de 32% em 4 meses.

Em janeiro deste ano, como mencionado, foram cerca de 3 milhões de brasileiros inseridos no programa social, o que deixou a fila de espera com um número bem menor, de aproximadamente 430 mil pessoas.

No entanto, a partir de fevereiro esse número voltou a subir, à uma taxa de cerca de 142%, ultrapassando 1 milhão de famílias.

Veja ainda: Recuperar senha Caixa Tem: Procedimento direto pelo aplicativo

O Auxílio Brasil vai zerar a fila em junho?

Muito provavelmente não. Apesar de ainda não termos a divulgação oficial do Ministério da Cidadania para o total de beneficiários do Auxílio Brasil em junho, certamente o Governo Federal não terá Orçamento disponível para enquadrar todos os brasileiros que estão na fila de espera.

Como se sabe, o programa social é volátil. O que isso quer dizer? Que mensalmente o Governo avalia os beneficiários, e então, aqueles que deixam de atender os requisitos do Auxílio Brasil, são retirados do programa. E da mesma forma, aqueles que seguem os critérios, podem ser enquadrados, de acordo com o espaço no Orçamento.

Certamente teremos essa movimentação em junho, mas não deverá ser suficiente para incluir todas as famílias da fila de espera na folha de pagamentos do Auxílio Brasil.

Por fim, vale lembrar que quando a Medida Provisória do Auxílio Brasil estava em discussão, foi colocada em pauta a questão de manter sempre a fila de espera zerada, mas o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho deste dispositivo.

Na época, Bolsonaro justificou:

“A proposição legislativa contraria o interesse público, tendo em vista que a vinculação de atendimento de todas as famílias consideradas elegíveis alteraria a natureza da despesa do programa de transferência de renda do governo federal e acarretaria, consequentemente, a ampliação das despesas com o Programa Auxílio Brasil”.

Leia também: PIS/PASEP: Veja como resgatar valor esquecido do abono

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.