Auxílio Brasil: Deputados tentar barrar a troca dos cartões do Bolsa Família

Representação foi entregue no TCU

0

Deputados da oposição deram entrada nesta quarta-feira (18) em uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra a troca dos cartões do Bolsa Família por cartões do Auxílio Brasil, o novo programa de transferência de renda do Governo Federal.

Como argumento, os deputados ressaltam que se trata de um desperdício de dinheiro, afinal, a troca precisa de um orçamento no valor de R$ 324 milhões.

“O governo deixa claro o seu objetivo eleitoreiro ao fazer a troca do cartão magnético gastando esse valor”, criticou o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), um dos signatários do documento.

“Se o atual funciona, por qual motivo vai trocar?”, questionou.

Auxílio Brasil: Deputados tentar barrar a troca dos cartões do Bolsa Família
Imagem: Reprodução

Troca dos cartões do Bolsa Família para novos do Auxílio Brasil

Vale destacar que a representação pede ao TCU que suspenda a substituição dos cartões que estiverem funcionando normalmente e promova uma verificação para saber se a medida atende aos princípios da administração pública.

De acordo com o texto: “Estima-se que, em média, 80% das famílias hoje beneficiadas pelo Auxílio Brasil já eram contempladas pelo Programa Bolsa Família. Assim, tem-se que esse número de famílias, que já possui o cartão magnético do Programa Bolsa Família, efetua o saque do valor do Auxílio Brasil por meio do cartão magnético do programa anterior”.

Desse modo, os deputados alegam que “à medida em que se verifique a desnecessidade na substituição de cartões do Programa Bolsa Família ainda funcionais, é inevitável observar a promoção de interesses eleitorais e escusos por meio da medida, praticada pelo Sr. Jair Messias Bolsonaro e demais representados”.

Além de Idilvan Alencar, assinam o documento, que pede ao TCU o cancelamento da medida, os deputados Milton Coelho (PSB/PEE), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), John Gass (PT-RS), Reginaldo Lopes (PT-MG), Áurea Carolina (PSOL-MG), Fernanda Melchiona (PSOL-RS), Ivan Valente (PSOL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Taliria Petrone (PSOL-RJ) e Vivi Reis (PSOL-PA).

Envio de novos cartões

O Governo divulgou que novos beneficiários do Auxílio Brasil, inseridos a partir de janeiro deste ano no programa, teriam o envio pelos Correios do novo cartão para recebimento do benefício.

Inicialmente, apenas os novos beneficiários receberiam os cartões, porém, o Governo iniciou um estudo para realizar a troca de todos os que estão no programa para o novo modelo de cartão do Auxílio Brasil.

Vale destacar que essa medida ainda não está em andamento.

Leia ainda: CAIXA amplia o prazo do saque do FGTS para trabalhadores; veja quem pode

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.