Com o MEI, muitas pessoas podem ter acesso a diferentes vantagens. Pois, ao tornar-se MEI e regularizar sua situação, é possível ter benefícios como o acesso a créditos ou então, o acesso a benefícios previdenciários, entre outros. Esta alternativa foi criada para auxiliar nas questões judiciais àqueles que desejam empreender de maneira independente.
Para saber quais as vantagens que pode-se ter acesso com o MEI, continue a leitura deste texto.
Quais as vantagens do MEI?
Em primeiro lugar, ao se tornar MEI, a pessoa poderá obter CNPJ e dispensa de alvará. Outra vantagem do MEI, é a facilidade de pagar o imposto, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Via de regra, este imposto é fixo, tendo alteração no valor apenas com a mudança do salário mínimo. O microempreendedor individual também poderá emitir nota fiscal, e terá a possibilidade de realizar vendas ao governo.
Da mesma maneira que terá acesso aos benefícios da Previdência Social, por exemplo, a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílios-doença, licença maternidade e pensão por morte. E por último, vale lembrar que também é possível ter acesso a crédito.
No Caixa Tem é possível acessar uma linha de crédito, de até R$ 3 mil, exclusiva para MEI. Também é possível, por exemplo, para quem é mulher e MEI, conseguir crédito através do Caixa Para Elas Empreendedoras. Dentre outras opções de microcrédito.
Como se tornar MEI?
A inscrição ou outros processos para o MEI, como alguma alteração ou declaração anual, são feitas pelo Portal do Empreendedor- MEI. Contudo, para tornar-se Microempreendedor Individual (MEI) é necessário cumprir alguns requisitos como ter um faturamento anual de até 81 mil reais. Bem como não ser sócio nem dono de nenhuma outra empresa. Também pode-se fazer a contratação de apenas um funcionário.
MEI caminhoneiro
Para inscrever-se no MEI caminhoneiro os requisitos são semelhantes aos que citamos anteriormente. É preciso está exercendo uma das ocupações permitidas ao MEI na tabela B. Não pode-se possuir outro CNPJ sendo dono ou sócio de outra empresa. Ter no máximo um funcionário contratado e ter um faturamento de no máximo 251,6 mil reais por ano. E, por fim, não é permitido possuir ou realizar abertura de uma filial.
Qual é a contribuição que o Microempreendedor Individual deve realizar?
A contribuição feita pelo MEI é o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A base da cobrança deste imposto é o salário mínimo e o valor da cobrança é 5%. Entretanto, há mais o acréscimo de um real para aqueles serviços que tiverem relação com o comércio e indústrias por conta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). E para os que tiverem relação com as empresas de serviços, por conta do Imposto sobre Serviços (ISS), o acréscimo será de cinco reais.
Porém, vale ressaltar que as pessoas que atuarem nas duas áreas, haverá a soma destes valores para o acréscimo. Em outras palavras, para aqueles que atuarem nas duas áreas o aumento será de 6 reais no pagamento.
Por fim, a contribuição do MEI caminhoneiro corresponde a 12% do salário mínimo, mais um real de ICMS e 5 reais do ISS.
Você já conhecia estas vantagens do MEI? Compartilhe conosco deixando sua resposta nos comentários abaixo.