Asma e alimentação: qual a relação?

0

Estudos mostram que uma dieta adequada pode minimizar os riscos de ocorrência dos sintomas da doença ao grupo de risco. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e o tratamento visa principalmente a controlar os sintomas e diminuir os riscos de agravamento da doença.⁣

Nesse sentido, vale frisar que a alimentação tem um papel importante no controle da asma. Isso pois a ingestão de alguns alimentos pode inibir o processo inflamatório dos pulmões e melhorar os sintomas. Mas, primeiramente, vamos saber mais sobre a asma.

Asma: o que é?

Asma é uma doença que acomete os pulmões. É muito comum nos adultos e, sim, ela acontece também crianças. Manifesta-se com sintomas diários como: cansaço aos esforços, tosse seca frequente com piora noturna, aperto no peito e chiado no peito. Também aparece em crises, com piora súbita desses sintomas.

Como a alimentação entra nisso?

Alimentos que são fontes de antioxidantes, encontrados em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados podem ter efeito protetor contra a asma. A exemplo, cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora; e em vegetais verde-escuros, como brócolis, ervilha e espinafre.

Quais alimentos uma pessoa com asma deve evitar?

É importante que a pessoa com asma evite os alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas. Além disso, produtos industrializados, principalmente durante uma crise. Estes alimentos são pró-inflamatórios, de modo que favorecem a inflamação do organismo e diminuem as defesas, dificultando o controle da asma.

Sobretudo, se você tem asma e deseja um controle da doença, faça um acompanhamento nutricional. Além disso, existem tratamentos. O tratamento da asma consiste em uma medicação de controle e uma medicação de alívio. O uso adequado da medicação de controle pode fazer com que o paciente tenha uma vida normal, com poucas crises e, consequentemente, menor uso da medicação de alívio.

Por fim, veja também: Asma exige cuidados durante a pandemia de Covid-19.

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.