Alckmin vira interlocutor entre Lula e o agronegócio

0

A campanha presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, apresentou oficialmente nesta sexta-feira, dia 22 de julho, o vice na chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin, do PSB,  como o responsável pela interlocução com o agronegócio.

Com isso, a partir de agosto, Geraldo Alckmin começará a dialogar e percorrer os estados do Brasil, como São Paulo e Mato Grosso, a fim de estreitar os laços com os ruralistas e entender a necessidade deles para o apoio de Lula.

Nesse sentido, o coordenador do programa de governo de Lula, o ex-ministro Aloizio Mercadante, disse que uma das prioridades da campanha petista é se aproximar do agronegócio.

Alckmin e o setor agro

O papel de Alckmin é ser o grande intermediador entre os grandes ruralistas do setor agro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ou seja, a ideia é que ele faça a maior parte das conversas com os empresários do setor, entidades de classe e políticos. Posteriormente, Lula deve se encontrar com os ruralistas.

Entre as medidas debatidas e que poderão entrar no programa de governo de Lula, estão o aumento da produção nacional de fertilizantes para consumo interno e exportação, o que beneficia diretamente a população como os ruralistas.

Além disso, o investimento na produção nacional de maquinário agrícola para exportação, a conversão de áreas de pastagens em áreas produtivas de soja, e a redução dos juros para a compra de maquinários.

Após o encontro entre os ruralistas e os líderes da campanha de Lula, os ruralistas criticaram a falta de diálogo com o atual governo; o caráter ideológico da gestão Jair Bolsonaro nas relações comerciais, prejudicando a parceria do Brasil com a China, por exemplo, e os juros altos para financiamento de equipamentos agrícolas.

O embate entre ruralistas e ambientalistas apoiadores de Lula

Essa aproximação da chapa do ex-presidente Lula, principalmente de Geraldo Alckmin, causa um embate político muito grande entre seus apoiadores. O governo do PT, e assim foi o governo do ex-presidente Lula, sempre foram extremamente alinhados com a pauta ambiental, tendo em grande maioria os ambientalistas como parceiros.

Nesse sentido, uma tentativa de aproximação com os ruralistas acaba causando um embate nessa relação. Mercadante disse que a campanha tem dialogado com o “setor moderno da agricultura” e busca o aumento da produção agrícola junto com a redução do desmatamento.

Além disso, a chapa de Lula, com Alckmin e Mercadante, afirmam que as pautas ambientalistas continuarão em alta, mesmo com a aproximação dos ruralistas ao governo.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.