• Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Serviço
  • Política de Cookies (BR)
  • Equipe
  • Fale Conosco
terça-feira, julho 8, 2025
Brasil 123
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concurso Unificado
  • Empregos
    • Empregos por Estado
  • Aposentados
  • Benefícios Sociais
    • Auxílio Gás
    • Bolsa Família
    • PÉ-DE-MEIA
  • Direitos do Trabalhador
Social icon element need JNews Essential plugin to be activated.
No Result
View All Result
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concurso Unificado
  • Empregos
    • Empregos por Estado
  • Aposentados
  • Benefícios Sociais
    • Auxílio Gás
    • Bolsa Família
    • PÉ-DE-MEIA
  • Direitos do Trabalhador
No Result
View All Result
Brasil 123
No Result
View All Result

Agenda no exterior: Lula busca acordos internacionais

João Belarmindo by João Belarmindo
23 de janeiro de 2023, 13:03h
in Política
0

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, se encontram em Buenos Aires nesta segunda-feira (23), ambos acompanhados de suas respectivas primeiras-damas. A reunião aspira definir quem será o novo embaixador do Brasil no país vizinho. Importante destacar que, o nome do diplomata Antonio José Ferreira Simões, que já foi embaixador no Uruguai, é cotado para o posto, embora a escolha de Lula seja mantida em sigilo.

Além disso, segundo o Planalto, vários temas serão abordados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, bem como, a defesa e combate a atividades ilegais.

Relação entre Argentina e Brasil

Após um momento difícil nas relações durante o governo Bolsonaro, Fernandez destacou que a chegada do presidente brasileiro foi “uma grande alegria e uma calmaria”, acrescentando que com Lula “tudo ficará melhor”. “Não posso esconder que a chegada de Lula ao governo é uma grande alegria e tranquilidade para mim como latino-americano, como argentino e que quer a democracia e respeita os direitos sociais”, afirmou o presidente argentino em entrevista.

Além disso, Fernández destacou a importância do relacionamento entre os dois países, afirmando que as economias estão intimamente ligadas em muitos aspectos e que, se trabalharem juntas, podem se tornar grandes fornecedores de alimentos para o mundo.

Agenda de Lula 

Lula chegou à Argentina no domingo (22), sendo sua primeira visita internacional desde que assumiu o cargo de novo presidente. A comitiva presidencial de Lula é composta por seis ministros, sendo eles: 

  • Mauro Vieira (Relações Exteriores);
  • Fernando Haddad (Fazenda);
  • Nísia Trindade (Saúde);
  • Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência);
  • Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e
  • Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Em suas redes sociais, Lula destacou: “Vamos restabelecer o contato. O Brasil está voltando ao cenário internacional e vai trabalhar para fortalecer o Mercosul”. Lula participará na terça-feira (24) da Sétima Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Importante destacar que, estão previstas reuniões bilaterais com os países solicitantes, mas a agenda delas ainda não foi divulgada. Na próxima quarta-feira (25), Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde encontrará com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou.

Já em fevereiro, Lula estará na Casa Branca, em Washington, D.C., sede do governo norte-americano. Em março, o presidente deve viajar para a China. Em suma, há um interesse da parte brasileira em explorar novas formas de cooperação, inclusive em organismos multilaterais nos países visitados pelo presidente. 

Vocêpode Gostar

Covid: CPI aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro e mais 79; veja como votou cada senador

Gabriela Prioli reclama por não estar na “lista de detratores” e é detonada na web

Mário Frias tem princípio de infarto e é internado

Tags: brasillulapolítica
João Belarmindo

João Belarmindo

Next Post

Auxílio-Doença do INSS: Confira as últimas novidades sobre o benefício

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual informação deseja?

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Serviço
  • Política de Cookies (BR)
  • Equipe
  • Fale Conosco

© 2024 Brasil123

No Result
View All Result
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concurso Unificado
  • Empregos
    • Empregos por Estado
  • Aposentados
  • Benefícios Sociais
    • Auxílio Gás
    • Bolsa Família
    • PÉ-DE-MEIA
  • Direitos do Trabalhador

© 2024 Brasil123