Abono PIS/Pasep terá pagamentos em fevereiro; confira aqui o calendário completo

Confira as informações sobre os pagamentos

0

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário proposto pelo Governo Federal para os pagamentos do Abono PIS/Pasep em 2022, e aqui você fica por dentro de todas as datas.

Antes de tudo, já te informamos que os repasses terão início em fevereiro. Então, siga a leitura e confira conosco a data exata do seu recebimento.

Abono PIS/Pasep terá pagamentos em fevereiro; confira aqui o calendário completo
Abono PIS/Pasep terá pagamentos em fevereiro; confira aqui o calendário completo – Imagem: Divulgação

Abono PIS/Pasep

O calendário sobre o qual estamos falando é para o pagamento do benefício de ano-base 2020, ok? Os créditos serão realizados no período de 8 de fevereiro a 31 de março deste ano, de acordo com o mês de aniversário dos trabalhadores.

No entanto, uma informação muito importante precisa ser destacada antes de prosseguirmos. Os trabalhadores que moram em municípios em situação de emergência por causa das chuvas, recebem o valor no dia 8, independentemente da data de nascimento.

Mais de 23 milhões de beneficiários

O orçamento previsto para este ano é de cerca de R$ 21 bilhões, e segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o benefício deverá ser pago a mais de 23 milhões de trabalhadores.

De forma resumida, receberão o abono os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias em 2020 e que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.424).

E o abono de 2021? Se essa é a sua dúvida, saiba que de acordo com o Ministério do Trabalho da Previdência, o pagamento do ano base de 2021, que deveria ser pago neste ano, vai ficar para 2023.

“De acordo com a deliberação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em março de 2021, os dados referentes ao ano-base de 2021 entregues pelos empregadores na RAIS Anual serão objeto de procedimentos operacionais para identificação dos trabalhadores com direito ao abono salarial, que serão realizados entre o mês de outubro do ano de 2022 e janeiro de 2023, e o pagamento será realizado de acordo com calendário de pagamento a ser publicado pelo Codefat em janeiro de 2023. Assim, nos termos dos regramentos legais em vigor, em 2022 somente haverá pagamento referente ao ano-base de 2020”, apontou o órgão.

Calendário do PIS/Pasep em 2022

Consulte a programação de pagamentos.

PIS

Mês de nascimento

Data de pagamento

Janeiro

08 de fevereiro
Fevereiro

10 de fevereiro

Março

15 de fevereiro
Abril

17 de fevereiro

Maio

22 de fevereiro
Junho

24 de fevereiro

Julho

15 de março
Agosto

17 de março

Setembro

22 de março
Outubro

24 de março

Novembro

29 de março
Dezembro

31 de março

Pasep

Número final da inscrição

Data de pagamento

0

15 de fevereiro
1

15 de fevereiro

2

17 de fevereiro
3

17 de fevereiro

4

22 de fevereiro
5

24 de fevereiro

6

15 de março
7

17 de março

8

22 de março
9

24 de março

Quem tem direito a receber?

O trabalhador deve ser inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Além disso, é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial, conforme categoria da empresa.

Recebem o PIS na Caixa Econômica, os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil.

Veja também: CONFIRMADO! Vale Gás Nacional tem calendário divulgado; acompanhe aqui

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.