A dieta vegetariana é saudável? Descubra aqui

Sempre que alguém fala da dieta vegetariana, surge a polêmica! Será que ela é saudável mesmo? Veja na matéria abaixo

0

Primeiramente, sempre tem algum famoso falando da dieta vegetariana, ou mesmo incentivando a segunda sem carne. Apenas esse incentivo gera uma polêmica imensa. Alguns defendem a agropecuária como força econômica. Outros, a necessidade da carne para que o corpo consiga exercer bem as suas funções. Nessa matéria, faremos um apanhado de informações para elucidar essa segunda questão.

Tratamentos naturais que você pode fazer em casa para diversas doenças

Mas, e as proteínas?

Essa é uma pergunta comum a todo vegetariano, especialmente os estritos, ou seja, que não consomem nenhum produto de origem animal. A verdade é que as proteínas podem ser encontrada em diversas fontes vegetais. Dessa forma, ela pode ser reposta facilmente, por exemplo, com grãos de bico, lentilha, soja e outros.

Ta, mas e o ferro?

Muitas pessoas pensam que o ferro da carne é o melhor para o organismo, e mais bem absorvido. Contudo, essa crença não tem comprovação científica. Em uma dieta adequada, a quantidade de carne incluída é muito pequena para suprir todo o ferro que o corpo necessita diariamente.

Ou seja, se você comer a quantidade de carne que os médicos recomendam, faltará ferro. Por isso, a complementação com ferro de origem vegetal é necessária, tanto na dieta vegetariana, quanto na onívora. O que ajuda na absorção de ferro para que ela seja eficiente, é a ingestão dele junto com vitamina C.

E a vitamina B12?

A verdade é que os vegetarianos têm, sim, que fazer a reposição de vitamina B12, através de suplementos. Além disso, é bom fazer um acompanhamento médico e colocar os exames sempre em dia. Entretanto, a mesma reposição deve ser feita pelos onívoros. Isso porque, mesmo consumindo animais e derivados, a vitamina B12 pode ficar baixa no organismo.

Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária

Comer muita salada é o mesmo que ingerir muitos agrotóxicos?

Verdade! Contudo, afirmar que um vegetariano come mais agrotóxicos que um onívoro é uma inverdade. Isso porque, além dos agrotóxicos presentes nos vegetais, os onívoros também consomem os agrotóxicos consumidos pelos animais que eles consomem.

Explico: os animais têm fontes vegetais de alimentação que utilizam agrotóxicos. Eles se acumulam no corpo, ao longo da vida do animal, e depois, é consumido pelos humanos. Além disso, os animais consomem antibióticos sempre, para que não fiquem doentes na criação em massa. Por isso, os humanos acabam consumindo esses remédios, invariavelmente, também.

A dieta vegetariana é mais saudável, então?

Não necessariamente! Uma dieta saudável, na verdade, é aquela em que tudo é consumido com moderação, de forma a suprir as necessidades do organismo. O equilíbrio é a chave. Com certeza, um onívoro que faz uma dieta com acompanhamento do nutricionista ou nutrólogo, é mais saudável que um vegetariano que vive apenas de massas e doces.

Portanto, independente de você seguir uma dieta vegetariana ou onívora, o importante é se cuidar. Consuma menos sódio, frituras e açúcar. Inclua itens saudáveis na sua dieta, como frutas, legumes e vegetais. Faça acompanhamento médico e com um nutricionista, se puder!

Pedras nos rins: quais são os sintomas e como prevenir

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.