5 sintomas do sarampo que você precisa conhecer

Aprenda agora a reconhecer os sintomas do sarampo

0

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus. Essa doença é transmissível e pode ser fatal. Por se tratar de uma doença viral, o sarampo é bastante contagioso. Sendo assim, você pode ser acometido com o sarampo ao ficar próximo de uma pessoa infectada. Mas há 5 sintomas do sarampo que você precisa conhecer, e vou apresentá-los a você aqui no Brasil 123.

Como toda doença viral, as primeiras manifestações do sarampo são mais leves. Mas com o desenvolvimento da doença. Bem como o aumento da carga viral os sintomas se tornam mais acentuados. Por isso, conhecer os sintomas é muito importante para que o tratamento seja feito de forma correta e rápida.

Outra curiosidade a respeito desse vírus é que ele costuma atingir indivíduos que possuem menor resistência imunológica, como: recém-nascidos, desnutridos, gestantes e, claro, as pessoas com imunodeficiências. Mas quais são os sintomas do sarampo?

Sintomas do Sarampo

Como dito anteriormente, uma pessoa acometida com o vírus do sarampo manifesta uma série de sintomas, que vão desde os mais leves aos mais graves – especialmente quando não tratados. Todavia, irei te apresentar os 5 principais sintomas do sarampo que você precisa conhecer.

Febre acompanhada de tosse

Quando nosso corpo está agindo para combater um processo infeccioso a nossa temperatura corporal tende a aumentar, por isso sentimos febre. Sendo assim, por esse lado, a febre não seria algo ruim. Mas não é bem assim. 

Pois, como eu disse, ela indica que um processo inflamatório ou infeccioso está ocorrendo em nosso organismo. Isso deve ser levado a sério. Além disso, um indivíduo com sarampo apresentará um diferencial: febre acompanhada de tosse.

Irritação nos olhos

O sarampo acomete ainda a saúde ocular. Inicialmente há uma irritação nos olhos. Todavia, ela pode se desenvolver para uma conjuntivite leve. Em casos mais extremos, pode ocorrer uma grave alteração nas córneas – que chama-se ceratite. 

A ceratite é uma condição que deve ser levada a sério pelo indivíduo acometido e pelo profissional de saúde que o acompanha. Pois ela pode causar uma úlcera na córnea. Inclusive, fazer com que o paciente perca a visão. 

Nariz escorrendo ou entupido

Outro sintoma dessa doença é a congestão nasal ou coriza. Por isso, fique atento caso apresente este sintoma relacionado a outros descritos neste post. 

Mal-estar intenso

Com a carga viral aumentando e o sistema imunológico tentando combatê-la há uma sobrecarga em nosso organismo. Por isso, é comum sentir também um intenso mal-estar. Além disso, a perda de apetite também é um sintoma recorrente.

Vacina contra sarampo - Reprodução AdobeStock
Vacina contra sarampo – Reprodução AdobeStock

Manchas vermelhas 

As manchas vermelhas configuram um sinal e sintoma do sarampo que costumam aparecer entre 3 a 5 dias após a infecção. Essas manchas aparecem, inicialmente, no rosto e na parte de trás das orelhas. Porém, posteriormente, elas se espalham por todo o corpo.

Algo que deve ser observado é que a febre aumenta após o aparecimento das manchas. Isso pode ser grave, principalmente quando se trata de crianças com idade inferior a cinco anos. 

Para combater essa doença existe a vacina contra o sarampo. Por isso, observe se a sua vacina está em dia. Caso não esteja, procure o serviço de saúde mais próximo de você e busque orientações.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.