5 dicas para fugir de golpes: conheça os mais aplicados e veja como se prevenir

Confira agora algumas dicas para não ser enganado na internet e acabar perdendo seu dinheiro

0

Uma pesquisa realizada pelo Serasa afirma que um brasileiro é vítima de golpe a cada 17 segundos, portanto, separamos 5 dicas para fugir de golpes. Confira também os mais aplicados para que você possa se prevenir de fraudes que existem na internet. Descubra quais são aqui no Brasil 123.

Quando os criminosos usam dados pessoais de vítimas para ter crédito com intenção de não realizar o pagamento ou negócio, isso já é considerado um golpe. Portanto, veja as 5 dicas para fugir de golpes e conheça os mais aplicados para que você possa se prevenir:

Conheça 5 dicas para fugir de golpes

Com o aumento da exposição de vidas pessoais na internet, os golpes aumentaram exponencialmente. Se você já passou por isso ou conhece alguém que já foi vítima de alguma fraude, saiba como fugir de golpes com nossas dicas abaixo:

Para fugir de golpes tenha cuidado com compras on-line

Antes de finalizar qualquer compra na internet, é preciso atestar a idoneidade do site, pois ofertas muito atrativas são sinais de que algo está errado.

Portanto, saiba que os canais virtuais devem fornecer, obrigatoriamente, os dados como a razão social da empresa, endereço, telefone e CNPJ. Então, antes de se tornar um cliente de alguma página, entre em contato com a empresa e verifique sua autenticidade.

Cuidados com investimentos na internet

Se você já ouviu falar das pirâmides financeiras, saiba que uma das dicas para fugir de golpes como esse é a busca de conhecimento sobre o mercado de investimentos. Essas fraudes costumam oferecer ganhos impossíveis de se obter em qualquer outra negociação de ativos.

Portanto, se você notou que pode “enriquecer muito fácil investindo seu dinheiro”, saiba que existem muitas chances de estar caindo em um golpe. Então, saia o quanto antes e invista com mais segurança em empresas renomadas da Bolsa de Valores, por exemplo.

Empréstimos on-line

Fique atento com a possibilidade de empréstimos on-line, visto que algumas pessoas criam sites complexos apenas para criar uma imagem de que são instituições idôneas e, por fim, acabam adquirindo todos seus dados de forma ilegal.

Portanto, caso queira fazer empréstimo on-line, faça isso em aplicativos bancários que sejam bem conhecidos como as grandes instituições que todos já conhecem como a Caixa, e o Banco do Brasil, por exemplo.

Antes de fazer qualquer compra na internet, verifique a idoneidade da página virtual - Reprodução AdobeStock
Antes de fazer qualquer compra na internet, verifique a idoneidade da página virtual – Reprodução AdobeStock

Cuidado com e-mail estranho

Caso você tenha recebido e-mail de serviço que você nunca solicitou ou que esteja oferecendo qualquer dinheiro fácil, exclua e bloqueie o endereço que enviou isso para sua caixa de entrada e nunca clique em qualquer link que esteja no conteúdo da mensagem.

Consulte um especialista

Sempre que surgir alguma dúvida sobre a possibilidade ou não de golpe, não aja sem entender e não compre nada sem ter certeza da idoneidade.

Por fim, então, a última de nossas dicas para fugir de golpes é a busca de ajuda de um especialista, visto que existem pessoas que podem te explicar melhor o que é uma fraude na internet ou não.

1/5 - (2 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.